O sábado foi um dia de faxina para a Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo (ACEM). O grupo fez um mutirão da limpeza no Parque da Pedreira, no bairro Abraão, área continental em Florianópolis.
Os organizadores dizem que o espaço público está abandonada e que tem grande potencial para o desenvolvimento de atividades esportivas, de lazer e de promoção do turismo.
A associação, que cortou o mato e limpou o local, está buscando novos colaboradores para a reestruturar o parque. O grupo luta ainda pela reforma da pista de caminhada, iluminação e melhores condições de segurança.
A Pedreira do Abraão era um exemplo de intervenção urbana de uma área degradada. Ali funcionava uma antiga pedreira desativada que foi transformada em um parque, com revitalização paisagística e adaptação para uso de esportes de aventura, como escalada.
Tal intervenção chegou a ser considerada por urbanistas como um exemplo para outras pedreiras abandonadas que ficam em áreas urbanas no Brasil, entretanto o próprio exemplo foi mais tarde deixa de lado pela prefeitura.
Fonte: Diário Catarinense