Fonte: Desnivel
O pedido de resgate foi dado ontem no Cerro Torre. A poderosa equipe de Corrado Korra Pesce e Tomás Aguiló foram atingidos por uma avalanche em sua descida nas primeiras horas da manhã, após abrir uma nova rota no icônico pico patagônico. O italiano foi gravemente ferido e seu parceiro a ajudou a refugiar-se na Box de los Ingleses.
Os serviços de salvamento foram rapidamente ativados. Até 36 pessoas foram mobilizadas, incluindo voluntários do Centro Andino de El Chaltén e montanhistas internacionais que estão na área. Além disso, eles têm a colaboração de um helicóptero do exército para fazer a aproximação à montanha e a eventual evacuação dos feridos da base da montanha.
De acordo com fontes locais, os socorristas chegaram a Tomás Aguiló, que conseguiu descer por conta própria. Eles o acompanharam até a base da montanha, em Niponino, onde o helicóptero estava programado para transferi-lo para o hospital.
Mais complicada é a situação de Korra Pesce, que é incapaz de descer por conta própria. Ela terá que esperar que a equipe de resgate o alcance e o ajude a descer.
Dois montanhistas muito experientes
Tanto Korra Pesce como Tomy Aguiló são dois montanhistas de elite, assim como guias da UIAGM. Juntos, em 2016, realizaram a primeira repetição em 29 anos do Psycho Vertical à Torre Egger, em uma equipe que também incluía Roli Striemitzer, Iñaki Coussirat e Carlitos Molina.
Korra Pesce tem um longo histórico, tanto nos Alpes como na Patagônia e até mesmo no Himalaia, onde repetiu a mítica Estrela Impossível em Bhagirathi III com Martín Elías, Sebastien Coret e Damien Tomasi. Com Martín Elías, ele foi membro da Directe de l’Amitié (2014) e dos Rolling Stones (2015) dos Grandes Jorasses, e com Manu Córdova escalaram o Aiguille Mermoz e a Torre Egger.