Aconcágua possui o consultório médico mais alto do mundo durante a temporada

0

Os montanhistas que enfrentam as desafiadoras subidas do Aconcágua, a maior montanha das Américas, podem contar com uma equipe médica, inclusive na altitude. Durante a temporada de escalada, é montada uma verdadeira cidade de barracas na montanha, que além de abrigar os montanhistas, também oferece inúmeros serviços essenciais, entre eles o atendimento médico.

Nesta temporada, o serviço de atendimento médico do Aconcágua está disponível em consultórios em Confluência (3.300 metros), no acampamento base de Plaza de Mulas (4.300 metros), no acampamento base de Plaza Argentina (4.150 metros) e em Nido de Condores (5.500 metros). Este último é o mais alto do mundo atualmente.

O consultório em Nido de Condores permite realizar exames obrigatórios e atendimentos de emergência. Foto: @extrememedicine

Consultório a 5500 metros de altitude, em Nido de Condores. Foto: @extrememedicine

O consultório de Nido de Condores está equipado com cilindros de oxigênio ultraleves, medicamentos e tecnologia avançada. “Em Nido de Condores, houve um reforço muito grande na quantidade de oxigênio, material e tecnologia, que normalmente não existiam. Agora, há maior disponibilidade de oxigênio e medicamentos”, explicou o representante da Extreme Medicine, empresa responsável pelo atendimento na região.

Placas solares fornecem a energia necessária para os atendimentos. Foto: @extrememedicine

Todos os consultórios contam com eletricidade, gás, Wi-Fi e os suprimentos médicos necessários para cuidados primários e emergências, como desfibriladores externos automáticos (DEA) e eletrocardiógrafos. Além disso, uma equipe de 34 médicos especializados, com especializações em áreas como cirurgia, emergências, ortopedia, terapia intensiva, pediatria, ginecologia e cinesiologia, entre outras, se divide para atender na montanha.

Muitos dos profissionais de saúde também são montanhistas ou possuem certificação como guias profissionais de trekking, o que facilita durante os atendimentos.

Além do atendimento de emergência, os médicos realizam os exames obrigatórios em cada acampamento, uma ferramenta fundamental para prevenir males associados à altitude. Esses testes garantem que os montanhistas estão em boas condições para continuar a subida, contribuindo para a segurança geral das expedições.

Barraca domo que abriga um dos consultórios na montanha. Foto: @extrememedicine

Todos os montanhistas e trabalhadores do Aconcágua passam por um checkup durante a escalada. Foto: @extrememedicine

Equipes atendendo na montanha. Foto: @extrememedicine

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário