Os números da temporada, entretanto, mostram que apesar de não haverem mortes na montanha, não foram as precauções dos montanhistas que ajudaram: 203 pessoas tiveram que ser resgatadas.
Contudo, o índice de "não mortos" pode piorar sensivelmente, caso o desaparecimento de um montanhista espanhol seja de fato imputado à montanha.
O espanhol David Markaida Mendibe desapareceu em 8 de fevereiro de 2012 enquanto tentava a escalada ao topo do Aconcagua.
Conforme informações do Corpo de Resgate em Montanha do Aconcagua, o montanhista iniciou a subida da montanha com um grupo argentino no dia 2 de fevereiro, porém, como estava mais rápido que seus colegas, decidiu tentar o cume em solo, deixando alguns de seus pertences com um dos médicos que trabalham no campo base da montanha e desaparecendo quando tentava chegar ao topo.
Foram realizadas buscas por duas semanas, e como não foi encontrada vestígio algum do montanhista, as buscas foram suspensas e o caso dado como de desaparecimento.
De uma forma ou de outra, a temporada atual contrasta em muito com a passada, que ficou marcada como uma das piores da montanha, quando seis pessoas perderam a vida no teto das Américas.