A moda dos Youtubers chegou para ficar, e no mundo da escalada e dos esportes outdoor não poderia ser diferente. Adam Ondra é um dos maiores entusiastas dos registros audiovisuais de suas escaladas. Assim ele conta com uma equipe de profissionais especializados para registrar os momentos da forma mais autentica possível e nos brinda com belos vídeos de escalada.
Seu último desafio foi a via Perfecto Mundo, em Margalef, Espanha. Entretanto, Ondra aproveitou para gravar um documentário em formato de making-of, mostrando como seus vídeos são feitos e como é escalar na frente das câmeras. “Essa ocasião foi muito especial, nunca tive uma equipe tão grande e nunca fiquei em um lugar por tanto tempo consecutivo. Sei que aumentou a pressão e admito que é bom estar na rocha sem câmeras de vez em quando. Mesmo assim, foi um grande aprendizado”, escreveu o atleta sobre o vídeo.
Além de sapatilhas, corda e magnésio, nesse projeto Adam Ondra também teve o suporte de uma equipe formada por cinco profissionais, com pelo menos cinco câmeras e muitas cordas penduradas, na qual os operadores podiam subir, e descer para capturar a imagem pelo melhor ângulo.
O mais realista possível
Tanto Ondra como o diretor Pavel Blazek buscavam ser o mais realista possível nas gravações sem interferir na escalada de Ondra. “Gosto quando os vídeos são autênticos, não recriados, e posso ver as emoções reais dos escaladores”, explica Ondra.
Nesse vídeo o escalador pode ser visto por várias vezes caindo, fracassando e frustrado. Ainda assim esses momentos foram mantidos no documentário como uma forma de mostrar a dura realidade e influenciar as pessoas a tentarem também.
Além de Blazek, a equipe também contou com os câmeras Laco Korbel e Adam Ligocki, o especialista em fotografia, Petr Chodura, e a produtora e assistente de câmera Katerina Kuratkova.