O Monte Crista é uma montanha detentora de um rico patrimônio natural e histórico, pois além de possuir belezas ímpares do bioma da mata atlântica, abriga em suas vertentes o caminho das Três Barras, antiga via de acesso que funcionou entre 1730 a 1850, como rota comercial ligando São Francisco do Sul a Curitiba. Trata-se de um caminho colonial, pavimentado com blocos de rocha, que tem gerado lendas e histórias.
A região atrai visitação intensa, tornando-se a montanha que mais sofre com o impacto ambiental da região nordeste de Santa Catarina. A inexistência de uma unidade de conservação e pouca orientação sobre os cuidados essenciais à conservação e conduta consciente nos ambientes de montanha, colaboram ainda mais para danos significativos ao solo, à fauna e flora, aos recursos hídricos e ao patrimônio histórico.
Ações voluntárias como da Associação Joinvilense de Montanhismo AJM, que vem realizando durante os últimos 5 anos vários trabalhos de sensibilização e cadastro dos visitantes nos feriados de páscoa e recuperação nas trilhas, contribuem para a preservação do local, e miniminizam os impactos decorrentes da visitação nestes frágeis ambientes, detentores de rara biodiversidade e berço de importantes mananciais que abastecem a população da região.
Contudo, isso ainda é muito pouco e ainda é necessário juntar esforços em prol do Monte Crista. Assim, espera-se que os trekkers que apreciam caminhar ao Monte Crista, principalmente no feriado de Páscoa, contribuam para a conservação da montanha, seja praticando um montanhismo de mínimo impacto nas trilhas e acampamentos e cuidando para deixar o ambiente como foi encontrado.
A Associação de Joinville deixa o convite aberto a todos os montanhistas, freqüentadores do Monte Crista e pessoas com afinidade pelas questões ambientais, para que participem dos primeiros mutirões ecológicos, que serão realizados nos dias 27 e 28 de março e 4 e 5 de abril de 2009.
Os interessados devem, se possível, escrever para [email protected]r ou ainda comparecer na reunião da AJM, localizada no Clube de Rádio Amadores de Joinville CRAJE, situado em frente ao Parque zoo botânico de Joinville no pé do morro do Boa Vista, na próxima quintas feira a partir às 20h. Tal credenciamento é importante para que a AJM consiga estabelecer metas e organizar o trabalho na região da forma mais otimizada possível.
Por Reginaldo Carvalho, Diretor Ambiental AJM. ,