Em busca de novas rotas difíceis em montanhas escondidas fora de regiões convencionais, o Groupe Excellence Alpinisme da Federação Francesa dos Clubes de Alpinismo e de Montanha – FFCAM, realizaram uma expedição ao Alaska.
Na França, existe um grupo denominado Groupe Excellence Alpinisme, que a cada ano realiza uma expedição. Em dezembro de 2006 realizaram uma grande rota de gelo de 1.150 metros, a qual o Groupe abriu no Kwande Lho, localizado no Nepal. E na expedição deste ano foram ao Alaska, para o Monte Dickey. No site da FFCAM foi relatado que depois de 6 dias, Mathieu Détrie, Mathieu Maynadier, Seb Ibanez e Patrik Pessi tinham conseguido abrir a aresta nordeste da montanha. Classificaram a rota como ED, e se trata de uma das vias mais belas desta montanha. Três dos integrantes da conquista desta rota tem somente 24 anos, o quarto é um dos instrutores.
Não foi a única atividade que realizaram nesta montanha. Outros quatro alpinistas repetiram a famosa via de 1974, Roberts-Rowell-Ward, a qual provavelmente seja a terceira repetição, e as quatro mulheres do grupo fizeram as vias Ham-Eggs, Shaken e Not Stirred, no Mosses Tooth.
O retorno à cidade de Anchorage foi agendada para 15 de maio. Os últimos 2 dias no campo base sobre o glaciar devem ter sido, sem dúvida, dedicados ao descanso e desmontagem do acampamento. Depois de alguns dias de turismo em Anchorage devem voar de volta para a França em 21 de maio.
Redação AltaMontanha com informações de www.ffcam.fr