A escalada em solitário é considerada no mundo dos escaladores de elite como a forma mais pura da escalada… Porém também a mais perigosa. Há pouco tempo, Alex Huber escalava o Grand Capucin em solo, completando um velho sonho de Paul Press, que dizia que o alpinista mais puro poderia descer pela mesma via pela qual subiu.
E ao que parece, este formato de escaladores está germinando: no último dia 6 de setembro de 2008, o americano Alex Honnold escalou a via normal do Half Dome em solo, ou seja, sem carregar com ele corda, cadeirinha, mosquetões ou qualquer outro equipamento de segurança.
E pelo jeito o Alex vem se especializando neste tipo de ascensão, uma vez que no ano passado, com então 22 anos, escalou a Astromam (7c, 10 cordadas) e a Rostrum (7c, 8 cordadas), ambas em apenas 1 dia! Já em abril deste ano, escalou a Moonlight Buttress (9a, 9 cordadas).
Em sua curta carreira, este é o maior passo já dado.
Para conseguir realizar o feito em solo, o americano havia escalado a mesma via outras em outras 3 oportunidades: Primeiramente utilizando equipamentos para ascensão em artificial. No ano passado ela a escalou em livre e, dois dias antes de entrar em solo, havia escalado em livre, com Brad Barlage, para ganhar segurança.
O único equipamento (além da sapatilha e do magnésio) que Alex levou, foram 400 ml de água, para completar a escalada em 2 horas e 50 minutos, desde a base até o cume.