Montanhistas britânico Doug Scott lutava contra um câncer e faleceu nesta manhã.
Scott fez 45 expedições em altas montanhas nas principais cadeias do mundo, chegando ao cume de 40 montanhas de grandes altitudes. Sua expedição mais famosa foi a primeira ascensão britânica pela face sudoeste do Everest, onde ele chegou a fazer um bivaque a apenas 100 metros abaixo do cume.
Além de escalar alta montanha, Scott também era exímio escalador de rocha e conquistou inúmeros big walls, da Ilha Baffin até o Paquistão.
Destacado alpinista da década de 70, uma de suas escaladas mais épicas ocorreu no Karakoram no Baintha Brakk, montanha de 7285 metros, também chamada de “O Ogro”. Junto com o também lendário Chris Bonington eles fizeram cume nesta técnica montanha e na descida Doug quebrou as duas pernas, tendo que lutar contra a morte por 8 dias até que conseguisse chegar a um local seguro.
Com idade avançada, Doug acabou se dedicando à organização do montanhismo e chegou a ser presidente da British Mountaineering Council, a federação britânica de montanhismo. Ao longo de sua carreira ele recebeu inúmeros prêmios
Doug Scott foi diagnosticado com um linfoma no cérebro em março deste ano e durante a quarentena, em casa, além de lutar contra a doença, se dedicou em arrecadar dinheiro para ações solidárias no Nepal.