Pesquisadores da Sociedade Conservadora da Vida Selvagem (WCS, na sigla em inglês) encontraram um arco natural de pedra gigante no Afeganistão. A formação rochosa tem 64 metros de extensão e fica em uma área com 3 mil metros de altitude no centro do país, próximo ao vilarejo de Hazarchishma.
O arco foi encontrado no final do ano passado pelos cientistas Chistopher Shank e Ayub Alavi, que vasculhavam a província de Bamyan em busca de caprinos e para visitar comunidades locais. O comprimento do arco foi medido em fevereiro de 2011.
A formação rochosa no Afeganistão assumiu o posto de 12ª maior construção natural deste tipo no mundo antes ocupado por um arco no estado de Utah, nos Estados Unidos. O maior do planeta fica na província de Guangxi, na China, e mede 122 metros de comprimento na base.
O arco afegão conta com camadas de rochas do período Jurássico entre 200 milhões e 145 milhões de anos atrás e da época Eoceno entre 55 milhões e 34 milhões de anos atrás.
Escalada no Afeganistão
O arco do Afeganistão não tem (ainda) nenhuma via de escalada. Será que existem escaladores aventureiros o suficiente para transformar Hazarchishma num grande point de escalada da Asia Central? Certamente o local tem todo um potencil para isso, porém abrir vias por lá de fato pode ser considerado perigoso.
Fonte: G1