O atleta brasileiro Gabriel Jansen assumiu, em 24/06, a liderança de uma das maiores provas de Hike and Fly do mundo, o X-Pyr. A prova, que atravessa os Pirineus, é um grande desafio físico, de resistência e de habilidades, onde apenas um número seleto de atletas concorre.
No primeiro dia de competição, 23/06, o clima instável e a chuva nos Pirineus não permitiram que Jansen decolasse. E não tem conversa: mesmo com chuva, Gabe percorreu cerca de 74 km a pé carregando seu equipamento nas costas. Foram aproximadamente 10h30 de atividade.
O céu encoberto e os ventos fortes não facilitaram a vida dos atletas no segundo dia de prova; ainda assim, o brazuca conseguiu decolar para fazer um grande voo de 60 km, que, com mais algumas caminhadas e outras decolagens, lhe renderam a liderança e um pouso seguro na cidade de Aucun, aos pés da montanha que abriga o ponto de controle no topo, que o atleta deve bater amanhã pela manhã.
O X-Pyr
Criada em 2012, a competição que atravessa os Pirineus ocorre a cada dois anos. A prova logo ficou conhecida pelo seu alto nível de dificuldade física e técnica, tornando-se um dos objetivos de qualquer atleta de Hike and Fly. Porém, apenas os melhores do mundo podem participar.
Sabendo disso, Jansen vem se preparando e treinando muito, vencendo provas importantes que garantiram sua vaga entre as 48 equipes participantes do X-Pyr 2024.
O X-Pyr começou em Hondarribia, no Golfo da Biscaia, e terminará na costa do Mediterrâneo. Os atletas têm até sábado, 29/06, para passar pelos nove pontos obrigatórios (waypoints), seja caminhando, correndo ou voando. No entanto, eles têm o limite de 14 horas por dia para chegar o mais longe possível – só podem competir entre as 7 e as 21 horas.
Assim, não é apenas uma prova de força e preparo físico, mas também de habilidades e muita estratégia.
Continue acompanhando e torcendo pelo brasileiro Gabriel Jansen.