Ao menos cinco pessoas morreram na província de Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá, depois que foram atingidas por uma avalanche quando se locomoviam em motos de neve na última sexta-feira (29).
O acidente aconteceu perto da cidade de McBride, a cerca de 800 quilômetros de Vancouver, por volta das 13h30 locais (19h30 de Brasília). A Polícia Montada do Canadá informou que ainda está tentando determinar se há mais pessoas desaparecidas.
Entre seis e oito pessoas foram resgatadas, e ao menos uma foi hospitalizada. A identidade dos mortos e sobreviventes não foi divulgada pelas autoridades.
A polícia disse ter sido avisada pela ativação de dois sinais diferentes de GPS — que são levados por excursionistas como medida de segurança, em caso de avalanche, na área de McBride.
A polícia enviou um helicóptero ao local, que comprovou a ocorrência da avalanche. "A Polícia Montada e o Serviço de Busca e Resgate seguem tentando determinar se todos os excursionistas que estavam na área foram resgatados", informaram as autoridades.
Todos os anos, várias pessoas morrem no Canadá em consequência de avalanches em locais remotos do oeste do país, em torno das Montanhas Rochosas, uma das regiões preferidas dos amantes de esportes de inverno e aventura na América do Norte.
Michel Trudeau, filho do ex-primeiro-ministro canadense Pierre Trudeau e irmão do atual premiê do país, Justin Trudeau, morreu em 1998 em uma avalanche enquanto esquiava no Parque Provincial Kokanee Glacier, também nas Montanhas Rochosas da Colúmbia Britânica.