Uma equipe formada por 4 bombeiros e 2 integrantes da Fundação Florestal instalaram ontem um conjunto de placas no Pico dos Marins, em Piquete/SP. As placas são parte de um projeto que visa dar mais segurança aos frequentadores da montanha, que é uma das mais famosas da Serra da Mantiqueira e tem um histórico de resgates e tragédias.
VEJA MAIS:
:: Notícias sobre o Pico dos Marins
As placas são pequenas peças metálicas fixadas à rocha com identificação alfanumérica e um QR Code, que quando escaneadas com a câmera de um celular, fornece dados importantes de segurança para os usuários.
Esses locais são georeferenciados por coordenadas cartográficas cadastradas em um banco de dados do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo com informações estratégicas sobre as vias de acesso e viabilidade do emprego de aeronaves, por exemplo. Tais placas estão instaladas em pontos estratégicos na trilha.
O objetivo é proporcionar ao usuário uma referência para minimizar as chances de se perder, e otimizar o tempo de socorro em um eventual acidente, já que a área está previamente mapeada. De acordo com a assessoria de imprensa dos Bombeiros, os pontos escolhidos estão em área com cobertura de telefonia móvel de diversas operadoras.
VEJA MAIS: