Cairn, novo jogo de aventura, é inspirado em rotina de escaladores

0

Os amantes de escalada e adrenalina poderão sentir aquele gostinho especial de encadenar uma via ou mesmo o cansaço tomando conta do corpo, fazendo as pernas ativarem o modo “Elvis Presley” com tremedeira sem fim, sem sair de casa. Pelo menos no mundo virtual, isso será possível em breve com o lançamento de um novo jogo de videogame, Cairn.

Imagem do jogo. Foto: Divulgação

A simulação realista de Cairn permite uma escalada intuitiva. Cada jogador deve encontrar os melhores lugares para segurar e posicionar as mãos e os pés para progredir em rotas de escalada fictícias na montanha.  Mass claro que antes é possível fazer um treinamento no ginásio de escalada. Assim como na escalada real, é preciso um bom posicionamento, força e equilíbrio, ou então o personagem cai. Por sinal, os gemidos e o grito que acompanha a queda é bem semelhante aos ouvidos em alguns setores de escalada por ai.

Buscando uma rota. Foto: Divulgação.

Buscando um bom posicionamento. Foto: Divulgação.

 

 

O desafio principal do jogo é que Aava, uma alpinista profissional, escale o Monte Kami e conquiste um cume nunca alcançado antes. Para isso, assim como em uma expedição de montanhismo e escalada, ela também precisa planejar sua logística, estudar a melhor rota, passar por cruxs e resolver outros desafios, como definir o que levar para cima: pitons, magnésio, esparadrapo, comida, água e medicamentos, bem como equipamentos para montar bivaques ou acampamentos durante a conquista.

A personagem durante o acampamento. Foto: Divulgação.

Cairn foi desenvolvido pelo estúdio francês The Game Breakers, os mesmos criadores de Furi e Haven, e foi apresentado durante o Summer Game Fest 2024. Segundo Audrey Leprince, cofundadora do estúdio, Cairn foi inspirado na vida de seu próprio pai, que perdeu colegas em uma escalada.

Cairn está previsto para ser lançado em 2025 para PC e consoles, mas já pode ser experimentado por meio da versão demonstrativa.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário