André Berezoski, o Belê, tem 34 anos, escalada há 21 e já foi 4 campeão brasileiro de escalada esportiva, tendo participado de mais de 130 campeonatos regionais, nacionais e internacionais – ele já foi vice-campeão sul-americano e um dos primeiros sul-americanos a chegar a uma semifinal da copa do mundo da modalidade.
Belê nasceu no Paraná e se radicou em São Paulo em 1996, onde trabalhou nas academias 90 Graus e Casa de Pedra. Há alguns anos ele se mudou para São Bento do Sapucaí (SP), reduto dos montanhistas paulistas. Além de escalar, Belê ainda é treinador de atletas; o mais importante route-setter (quem constrói a via em um campeonato) do Brasil e um dos melhores da América do Sul; fabricante de crashpad (colchão usado em boulder) e ressolador de sapatilhas, trabalhos que realiza em sua oficina em São Bento.
Janine Cardoso é paulista, tem 38 anos e escalada há 18 anos. Além de ser a melhor escaladora esportiva indoor por muitos anos – ela é octacampeã brasileira na modalidade e, em 2006, foi a primeira atleta brasileira a passar pelas fases classificatórias na copa do mundo de escalada esportiva, indo para uma semifinal –, Janine também se dedica à escalada esportiva em rocha, onde já mandou vias importantes, como a Bagulho Ignorante, na Pedra do Baú (SP), Crença na falésia dos Ohos (MG), Sombras e Heróis da Resistência na Serra do Cipó (MG).
“Estamos muito honrados de receber para a Semana a Janine e o Belê, que são a cara da escalada esportiva do Brasil”, diz Silverio Nery, presidente da Confederação Brassileira de Montanhismo e Escalada (CBME), um dos organizadores do evento. “Esperamos que eles nos ajudem a motivar mais atletas a participarem das competições e da escalada esportiva e também as empresas a apoiarem a escalada de competição no Brasil.”
Veja mais sobre os atletas: http://semanademontanhismo.com.br/eventos/palestras-de-atletas
O evento. A 1º Semana Brasileira de Montanhismo vai comemorar os 100 anos da atividade no país, tendo como marco simbólico a conquista do pico Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos (RJ), em 1912. A ideia é reunir a comunidade de montanhistas e admiradores do esporte em geral, por meio de uma série de atividades que acontecerão no Bairro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro, como um congresso de montanhismo e escalada, a abertura da temporada, exposição de fotos, cinema na praça e outros importantes acontecimentos. Para saber mais acesse www.semanademontanhismo.com.br.