É a primeira vez que um evento desta magnitude é cancelado pela falta de interessados em competir. Até esta semana, apenas dois países tinham confirmado a participação: Peru e Equador.
De acordo com a nota oficial da Federação Venezuelana de Montanhismo e escalada (FEVME), a Venezuela e o Equador se alternavam como países sedes deste evento, que engloba toda a América latina. Pablo Hilewski, diretor técnico da Federação, diz que é muito difícil apenas dois países abraçarem a causa e realizarem um evento de tamanha proporção sem a ajuda de outras Confederações.
Hilewski ainda diz que os países deveriam se unir para mostrar que na América Latina a escalada é levada à sério, que temos atletas e interesse de realização deste eventos e que isso seria um ponto positivo para a transformação da escalada como esporte Olímpico.
Seleção Juvenil brasileira
Depois de anos sem organização, as ações do Projeto Pro Escalar conseguiram, de maneira inédita, a realização de uma Seleção Brasileira de Escalada Esportiva Juvenil que pela primeira vez participou de um Campeonato Mundial.
A não realização deste campeonato não altera os planos do Projeto Pró Escalar e no ano que vem haverá novamente, em Fevereiro, uma outra competição para selecionar atletas para competir em um mundial.