Porém, antes de treinar a língua, é importante eu me preocupar com o folêgo que esse desafio irá requerir, afinal, San Francisco de Quito está a 2850 m acima do nível do mar…
O campeonato, que entrou este mês no calendário oficial internacional, terá as 3 modalidades da escalada: boulder, dificuldade e velocidade. Mais detalhes sobre esse desafio podem ser conferidos no site da competição.
Felizmente, venho mantendo uma base de treinamento desde o início do ano, e agora é hora de apertar muito para representar o melhor possível a escalada feminina brasileira nas vias!
Segundo o cronograma, os desafios de dificuldade devem ocorrer nos dois primeiros dias do evento (20 e 21), e por isso, pretendo me embrenhar também nos desafios da modalidade boulder (22 e 23).
Para quem nunca foi a Quito e quiser participar, o campeonato oferece 5 vagas por país para cada modalidade, e é bom lembrar que para entrar no país é obrigatório possuir o carimbo de vacinação contra febre amarela…
A tal ´vacuna´ me marcou em 2004, na volta de um campeoanato sulamericano, após o sumiço da minha carteira de vacinação… Só digo que foi um ´Deus nos acuda´ para resolver a situação e conseguir sair do país.
Além do campeonato, a cidade oferece escaladas em altitude por diversos vulcões, alguns ativos como o Cotopaxi (5.897 m) ou o mais alto dos Andes Equatoriais, o Chimborazo (6.267m).
A parceria com a The North Face este ano me possibilitará experimentar novos desafios que há um bom tempo me encantam, e se a ´agenda´ permitir, irei explorar também um pouco deste universo de alta montanha, aproveitando de forma mais completa esta minha ida ao Equador.
Já está no site, a apresentação dos atletas brasileiros patrocinados pela marca.
Aos escaladores interessados em participar deste desafio no Equador, mais informações sobre um pacote de passagens através do meu email: janinefmcardoso (arroba) gmail.com
Bora!!!
Força e luz a todos nós!
Beijo,
Janine