Segundo informações do site O Meu Everest (www.omeueverest.com/blog) de Luciano Pires, através de um email enviado pelo brasileiro Carlos Morey, que está tentando o Everest nesta temporada, soubemos que até segunda ordem por motivos meteorológicos, a tentativa de ataque ao cume foi adiada para os dias 18 ou 19 de maio. Adiado porque as condições climáticas na região não têm sido suficientemente boas para o ataque.
Segundo ele, algumas medidas para maior segurança na travessia da Cascata de Gelo (IceFall) estarão sendo tomadas, principalmente após a avalanche que vitimou um sherpa, devido ao fato das expedições ainda necessitarem passar pela Cascata mais duas vezes, ao subir e outra na descida do cume). Em todas as temporadas, a subida pela Cascata estava sendo realizada antes do amanhecer, porque é neste horário que o gelo é mais resistente e a rota se torna mais segura, pois sem a incidência dos raios solares, menores são as chances do gelo ceder e causar deslocamentos dos seracs e avalanches. Neste ano, o horário deve ser ainda mais antecipado. Em algumas postagens de informações, quando realizou uma das subidas de aclimatação, Morey havia comentado que a saída do Campo Base ocorreu às 3 horas da manhã.
Carlos Morey, paulista de Campinas de 43 anos, chegando ao topo do Monte Everest, poderá ser o segundo brasileiro a completar os 7 Cumes, que sinifica chegar ao topo das montanhas mais altas de cada continente.
Estaremos acompanhando e torcendo por mais esta conquista brasileira no teto do mundo.
Por Beto Joly, com informações do texto de Patricia Paladino do site O Meu Everest (www.omeueverest.com/blog).