Carlos Soria anuncia nova expedição ao Manaslu aos 86 anos

0

O montanhista espanhol Carlos Soria anunciou que retornará ao Manaslu (8.163m) no próximo ano. Essa aventura celebrará os 50 anos da primeira subida de uma expedição espanhola à montanha, na qual Soria esteve presente.

Carlos Soria animado para próxima aventura. Foto: @rseapenalara

Manaslu no entardecer. Foto: Wikimédia Commons / Samdesherpa

Em 2023, o vovô montanhista sofreu um acidente grave ao ser atingido por um Sherpa enquanto escalava o Dhaulagiri. Porém, longe de desanimar ou desistir das montanhas de 8 mil metros, ele se recuperou de uma cirurgia na perna e continuou treinando diariamente, praticando escalada em uma academia e realizando caminhadas na região onde mora.

O montanhista treinando na Academia de escalada. Foto: @yosuboconcarlossoria

“Me sinto melhor a cada dia. Ter projetos é meu modo de vida”, revelou ele. O montanhista acrescentou que está muito animado para voltar ao Manaslu, montanha que ele tentou escalar em 1973, 1974 e 1999, mas que só chegou ao cume em 2010, já aos 71 anos.

Carlos Soria falando sobre sua cirurgia e recuperação em uma coletiva com a imprensa. Foto: Divulgação Carlos Soria

Soria garante que encarará esta expedição com o mesmo entusiasmo da primeira vez e conta que tem muito carinho pela vila de Sama, localizada na base da montanha. Durante essa expedição, também será realizado um trekking solidário com o objetivo de arrecadar ajuda para os moradores da pequena vila.

Ao ser perguntado se ele pretende retornar ao Dhaulagiri e Shishapangma, as duas montanhas que faltam para completar os 14 picos de 8 mil metros, Soria respondeu que está focado no Manaslu. “Agora estou muito entusiasmado com o Manaslu. Estamos colocando nossas almas para que isso aconteça bem”, afirmou.

Acompanharão Soria nessa expedição os membros da Sociedade Real Espanhola de Montanhismo Peñalara, Jorge Palacio “Palas”, Pedro Mateo e Lucía Guichot; o cinegrafista Luis Miguel Soriano; e a montanhista Belén Rodríguez, que buscará o recorde de ascensão e descida mais rápida dessa montanha.

Primeira expedição espanhola a chegar no cume do Manaslu. Foto: Arquivo Pessoal / Carlos Soria

Soria é conhecido por seu estilo de alpinismo mais “tradicional”, preferindo escaladas sem o uso de oxigênio suplementar, o que torna suas expedições ainda mais desafiadoras. Ele enfatiza o respeito pelas montanhas e pela natureza, sendo um alpinista que sempre se concentrou em escalar com segurança, ao contrário de buscar apenas recordes rápidos. Ainda assim ele incentivou Belén a enfrentar o desafio.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário