Em todos os casos, obviamente, o casal foi encontrado vivo, mas eles estavam muito desgastados. Entretanto, o fato de o caso ser repetido quase todas as temporadas tem cansado os membros da equipe de resgate, que, inclusive, já estão familiarizados com os resgatados.
Por isso, o caso da última quinta-feira foi a gota d´água para os soldados que chamaram a mídia para fazer uma espécie de queixa sobre o estranho caso.
E para piorar, Emilio de 64 anos e Sandra de 46 não são marido e mulher e, todas as vezes que são resgatados, pedem para que seu caso não seja revelado a imprensa. Por isso que seus nomes completos não serão aqui publicados.
Ambos têm o hábito de andar em montanhas distantes. "São bem equipados e, aparentemente, são pessoas com experiência, mas o fato de serem resgatados três vezes nas três últimas temporadas nos faz duvidar que possuam as técnicas de montanhismo", vociferou um Resgatista.
Sandra e Emilio foram resgatados em 16 maio de 2009, no Cerro Gateado, uma montanha atrás do Cerro Arco, o objetivo da dupla. Já em 19 de Setembro de 2010 o resgate foi através do helicóptero da polícia, no cerro El Platita, na área do Cordon del Plata.
No caso da última quinta-feira, a enfermeira que atendeu o casal, afirmou em seu relatório que Sandra tinha um quadro de "princípio de edema", enquanto Emilio possuía "sinais evidentes de exaustão, a ponto de não ser capaz de carregar sua companheira montanha abaixo".
Para cada intervenção de resgate, são utilizados pelo menos quatro soldados, que deve levar a medicação, alimentação e outros equipamentos para o resgate. "E ainda por cima, ficar com raiva", disse um deles.