O primeiro local a passar a informação foi o site Blog da Escalada, do colunista e correspondente Luciano Fernandes.
Segundo as informações repassadas por telefone à Mariella Velloso, o brasileiro César Grosso Césinha – levou o título. Pelas informações, os outros brasileiros que disputavam o campeonato também tiveram boas colocações. André Berezoski, oBelê, chegou na 4ª ou 5ª colocação, enquanto o carioca Eric Teles ficou em 9º. (Dados ainda necessitam de confirmação)
Conforme os dados iniciais, Césinha fez top nas classificatórias, porém não conseguiu fechar a via da final. Porém sua pontuação foi mais alta que a dos concorrentes e valeu o título ao escalador brasileiro.
O título premia a dedicação do Brasileiro. Segundo entrevista recente, publicada neste Portal, Césinha destacou que desde a confirmação deste campeonato meu foco tem sido exclusivo para ele, vivo para ele, e ainda com uma novidade, pois é a primeira vez que treino para via e boulder tendo como auge a mesma data para as duas modalidades, já que vamos todos participar de via, boulder e velocidade, todos nós.
No feminino, a paulista Janine Cardoso brilhou novamente, conquistando o título do campeonato que está sendo promovido na cidade de San Juan de Los Morros, na Venezuela. Mais uma vez, Janine se consolida como um ícone da escalada feminina brasileira.
A escaladora já possuía experiência na competição. Há dois anos, no mesmo torneio, havia conquistado o segundo lugar. “Na ocasião, empatei na final com a venezuelana Francis em 1º, mas, conforme regulamento de desempate da UIAA, o resultado da semi-final deu a vitória à ela”, afirmou Janine.
Janine Cardoso contou com o apoio da empresa Easyprint, que a ajudou com as passagens aéreas. Pontos para a empresa que acreditou na atleta!
As provas finais que estavam programadas apenas para amanhã, acabaram adiantadas para a tarde de hoje. A decisão foi da organização do torneio, e o objetivo da decisão é para que as disputas de boulder iniciassem mais cedo.
Vale ressaltar que na categoria Boulder, o brasileiro Cesar Grosso vem brilhando na América do Sul, e é cotado como um dos favoritos para ganhar o título e firmar-se como campeão em ambas as categorias. Porém a disputa não será fácil, tendo também como outro grande favorito o brasileiro André Berezoski.
Cesinha e Janine, com este resultado, garantem antecipadamente a participação nos Jogos Mundiais de , Kaohsiung 2009, em Taiwan. Estes jogos são considerados os mais importantes que envolvem os esportes que não compõe os jogos Olímpicos de Verão, e se realizam de quatro em quatro anos, sempre um ano após os jogos olímpicos.