Chinesa de 9 anos se torna a escaladora mais jovem a encadenar um 8c (11a)

0

A escaladora chinesa Veronica Aimee Chik, de apenas 9 anos, acaba de alcançar um feito histórico no mundo da escalada esportiva. Em 08/07, ela se tornou a pessoa mais jovem a encadenar uma via graduada em 8c (equivalente ao 11a no sistema de graduação brasileira), ao completar a exigente rota Fish Eye, localizada em Oliana, na Catalunha, Espanha.

Veronica escalando a Fish Eye. Foto: César García Callariza

Com cerca de 50 metros de extensão e uma inclinação de 35 graus, a Fish Eye é conhecida por seus movimentos técnicos e alto nível de resistência. A via foi conquistada em 2009 pelo lendário escalador Chris Sharma e é considerada um desafio até mesmo para atletas experientes.

A pequena escaladora tentou escalar a via por duas semanas até conseguir. Foto: @veronica.aimee.chik

Verônica levou duas semanas de tentativas até conseguir finalizar a escalada sem quedas, ou seja encadenar a rota. Ela levou apenas 25 minutos para escalar toda a linha. “Esta rota foi muito desafiadora para mim, especialmente porque tinha 50 metros de altura. Eu nunca havia escalado nada acima de 31 metros antes, então minha resistência era definitivamente uma preocupação, principalmente para uma menina de 9 anos. A corda estava muito pesada conforme eu subia, aumentando a dificuldade. Felizmente, meus instrutores de escalada fizeram um excelente trabalho me preparando tanto física quanto mentalmente. Eu me senti calma e confiante durante toda a escalada e fiz pausas ao longo do caminho para me recuperar. No final das contas, consegui concluir a rota!”, relatou Veronica em suas redes sociais.

A jovem escaladora, que começou a praticar o esporte aos cinco anos e meio, é acompanhada por um treinador e conta com o apoio constante da família. No ano passado, ela já havia impressionado a comunidade da escalada ao encadenar uma via China Climb de graduação 8b+ em Hong Kong.

A pequena escaladora, seu escalador e a equipe de filmagem.

Com o novo feito, Veronica Aimee Chik candidatou-se ao recorde mundial do Guinness, reforçando seu nome entre as grandes promessas do esporte, mesmo com tão pouca idade.

Veronica Aimee. Foto: Divulgação @veronica.aimee.chik

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Comments are closed.