Por André Braga
A evolução da escalada esportiva vem crescendo com a atuação destes incríveis escaladores. Chris Sharma se destaca desde o inicio de sua vida de escalador, elevando graduações e impressionando multidões.
Sharma vêm sendo um exemplo de determinação, e seu modo de escalar muito peculiar influencia todos aqueles que acompanham o desenvolvimento de seu desempenho.
Trago a noticia de que esse escalador de renome expandiu sua lista de cadenas, com a via Pachamama 9a+, localizada ao lado de outro 9a+ que ele já realizou, a via Papichulo, em Oliana na Espanha.
A via em si tem 50 metros de muita constância, sendo ela de resistência e de muitas agarras pequenas. Por esta razão, o escalador afirma que não é muito o seu estilo de vias, e diz estar em duvida sobre a graduação, Sharma disse que esta é mias difícil que a Papichulo, podendo ter uma graduação até mais elevada, porém, o escalador por hora decidiu manter esta graduação.
Em uma entrevista para o site Desnível, Chris falou sobre seus próximos projetos a serem realizados: um 9b em Margalef, e um 9b+ em Oliana, ambos em território espanhol. Difícil será manter esse ritmo de cadenas e primeiras ascensões pois o calor está chegando à Espanha, comprometendo por enquanto a escalada no local.
A Espanha vem sendo o foco da escalada esportiva nesses últimos anos, escaladores como Chris Sharma e Dani Andrada vem treinando e abrindo novos projetos e novas cadenas em setores futurísticos, às vezes, encontrando até novos setores, deixando fluir a imaginação do Route Setter ao criar uma nova via.
O brasileiro Felipe Camargo está na Espanha experimentando esses novos setores, e relatando em suas postagens em seu blog que sua evolução na escalada esportiva nunca foi tão rápida e prazerosa.
Pouco a pouco vamos descobrindo os segredos dos gringos e elevando nosso padrão de escalada. Talvez esta para surgir um Chris Sharma brasileiro, Quem sabe?
Fonte: , Blog Desce Daí Doido