Com 86 anos, Carlos Soria volta ao Manaslu para comemorar 50 anos da primeira escalada espanhola nessa montanha

0

No alto de seus 86 anos, Carlos Soria está no Nepal para escalar o Manaslu novamente. Ele embarcou em 29/08 rumo à oitava montanha mais alta do mundo (8.163 m) com o mesmo entusiasmo de sempre. O objetivo é celebrar o cinquentenário da primeira expedição espanhola ao Manaslu, em um projeto batizado de “Manaslu, 50 anos depois”.

Soria admirando as montanhas durante o trekking. Foto: @luis_m_soriano

A ideia de marcar os 50 anos da primeira ascensão espanhola a um grande “oito mil”, o Manaslu, em 1975, partiu do clube RSEA Peñalara, ao qual Soria pertence, e conquistou o alpinista desde o início. O projeto tem um significado especial para ele: esteve presente na expedição pioneira, mas não conseguiu alcançar o cume na época. Somente em 2010, já aos 71 anos, Carlos Soria chegou ao topo do Manaslu, sem o uso de oxigênio suplementar.

Agora, mesmo enfrentando a falta de patrocínios, escalando com uma prótese no joelho e ainda lidando com sequelas de uma fratura na perna sofrida no Dhaulagiri, Soria retorna à montanha. “Não tenho um patrocinador, mas seis: eu, minha esposa e minhas quatro filhas, que sempre foram as que mais me apoiaram”, disse. Para a família, escalar montanhas é a maneira como ele escolheu estar no mundo.

Carlos Soria está no Nepal para a expedição, Manaslu, 50 anos depois. Foto: @luis_m_soriano

 

A expedição conta também com o alpinista e cinegrafista de alta altitude Luis Miguel Soriano, companheiro de longa data em diversas ascensões. “Nos conhecemos há muito tempo. Ele é a melhor pessoa para uma expedição: tudo sempre lhe parece certo, tem um caráter incrível e, além disso, é o melhor cinegrafista de alta altitude, como vem demonstrando há anos”, afirmou Soria em entrevista à Revista Desnível. A equipe se completa com Pedro Mateo e Juan Boada.

Embora a intenção inicial fosse partir na primavera, a expedição foi adiada para o outono, após a temporada de monções. “Eu gostaria de ter ido na primavera porque, ultimamente, há mais gente no outono, o que tem suas vantagens e desvantagens. Mas vamos tentar e esperamos ter sorte”, declarou.

Soria e sua equipe levaram 8 horas de caminhada de Lukla a Namche Bazar. Foto:

A equipe já está no Nepal, onde fará a aclimatação no Vale do Khumbu por cerca de 14 dias. O início da escalada no Manaslu está previsto para 15 de setembro. “Estou curtindo nossa jornada. Sinto-me muito bem física e mentalmente. Estou cada vez mais otimista. O Manaslu está se aproximando”, relatou Soria em suas redes sociais.

Carlos Soria está no Nepal para expedição: Manaslu, 50 anos depois. Foto: @luis_m_soriano

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Comments are closed.