No último final de semana de junho (entre os dias 27 à 29) os melhores escaladores do mundo estarão disputando a sétima etapa da Copa do Mundo de Escalada Esportiva na província de Quinghai, China.
Serão ao todo sete provas. Porém, para a somatória da pontuação final, apenas os seis melhores resultados de cada escalador serão contados, para definir o novo campeão.
O escalador Patxi Usobiaga defende o título, já que foi o campeão das duas últimas edições, porém, como o sistema de pontuação sofreu mudanças, e ao que parece, não serão muito favoráveis ao escalador.
Agora o tempo limite para escalar a via é de apenas 8 minutos, metade do que era permitido anteriormente. Segundo Patxi Usobiaga, esta nova regra acaba favorecendo a rapidez, porém desfavorece o escalador que usa a resistência, que é bem o caso do atual campeão.
A maioria dos escaladores mudou um pouco o treinamento, para ganhar mais velocidade, no entanto com a nova regra, não será estranho se acontecer alguma surpresa no campeonato.
Para saber mais: www.ifsc-climbing.org