Como escolher um óculos de ciclismo

0

O óculos é um equipamento importantíssimo para praticantes de atividades outdoor, pois proporciona maior proteção e conforto durante a atividade. Com o ciclismo não é diferente, inclusive, dependendo da situação, ele funciona como um equipamento de segurança.

Com diversas opções de óculos no mercado, esse artigo busca esclarecer os pontos mais importantes na hora de escolher o melhor óculos de ciclismo para você.

Lentes

Nas lentes você deve analisar duas coisas principais, a categoria e as tecnologias/tratamentos de proteção.

A categoria está ligada à quantidade de luminosidade que a lente permite passar, ou seja, ela é quem determina se o óculos é mais escuro ou mais claro. Caso você queira saber mais sobre as categorias de proteção, clique aqui.

Já os tratamentos incluem a proteção contra os raios solares nocivos e alguns detalhes que podem trazer mais conforto durante o pedal. Alguns exemplos de tecnologias são:

Fator UV400:

Alguns óculos são escuros e trazem uma sensação de conforto aos olhos, mas não possuem nenhum tipo de tratamento para filtrar os raios UV. Isso prejudica muito a saúde dos olhos, pois quando expostas à luz, as pupilas se contraem como uma forma de diminuir a incidência desses raios. Porém, quando essa exposição diminui, as pupilas relaxam. 

Caso você esteja usando um óculos escuro sem nenhum tipo de proteção UV, suas pupilas relaxam e os raios UV têm maior acesso a elas.

O Fator UV400 é um exemplo de tecnologia que proporciona proteção contra os raios UVA e UVB, que são nocivos aos olhos. Esse tratamento é importantíssimo em óculos de sol, independente da atividade que você irá praticar. 

Fotocromática:

Essa tecnologia permite que a lente se adapte de acordo com a intensidade da irradiação da luz solar. Sendo que sua categoria pode variar de 1 a 3.

Para ciclistas essa lente é ótima, pois ela se adapta aos variados tipos de ambiente, não sendo necessário trocar de óculos. Por exemplo, se você for fazer um pedal no período da tarde e início da noite, irá se adaptar àquela iluminação do fim da tarde e depois a ausência de iluminação da noite. 

As lentes escuras trazem mais conforto ao ciclista.

Polarizada:

Além de melhorar a nitidez, ela bloqueia o reflexo irritante das superfícies. Sabe aquele incômodo que vem do asfalto em dias muito ensolarados? Então, essa tecnologia é justamente para diminuir esse tipo de desconforto.

Além de ser ótima para ciclistas, principalmente os que praticam a modalidade de ciclismo de estrada, ela também é ótima para esportes aquáticos, pois diminui os reflexos da água.

Hydrophobic:

É um revestimento hidrofóbico que repele a água facilmente. É muito útil para praticantes de ciclismo e corrida, pois nos dias de chuva a água se une em grandes gotas para facilitar a repelência.

Também evita que a poeira grude na lente, sendo ideal para praticantes de esportes em terreno arenoso.

Ainda sobre as lentes, além das tecnologias, o material de fabricação é importante, então opte por lentes confeccionadas em material mais resistentes, como as de policarbonato, evitando acidentes mais graves no caso de impactos.

Design + tecnologias

É normal querer adquirir um modelo de óculos de sol com design estiloso e que faça você se sentir bem. Porém, além das tecnologias nas lentes, o design também influencia no seu conforto e proteção.

Então, não compre um óculos apenas porque ele é bonito, encontre o equilíbrio entre o que te agrada e o que você precisa para garantir a sua segurança e saúde.

Para isso, veja qual o estilo de pedal que você faz e suas principais características como: a sua posição na bike, tipo de terreno, possibilidade de intempérie e qualquer outro detalhe relevante para você. A partir dessa análise, você encontrará o melhor modelo.

Modelos de acordo com o estilo do pedal:

Estrada:

Esse estilo de pedal normalmente é em estrada plana e asfaltada. Exemplos de competições dessa modalidade são o Tour de France e o Giro de Itália.

Para esse estilo, procure um modelo que não tenha armação na parte superior ou que ela seja fina e não atrapalhe o seu campo de visão, pois isso influencia na sua segurança. Experimente e veja se ela não irá atrapalhar, principalmente quando você estiver no posicionamento aéreo na bike, quando sua cabeça está mais baixa.

Importante reforçar a necessidade de tecnologias que garantam a proteção e o conforto adequado. Se o pedal for de dia, a lente pode ser mais escura (categoria 3), pois provavelmente a exposição ao sol será constante, mas se o tempo estiver mais fechado uma opção com a lente mais clara é preferível (categoria 2).

Caso você queira uma opção de óculos versátil, para dias mais claros e mais escuros, um modelo com lente fotocromática é interessante, pois, como explicado anteriormente, ela se adapta de acordo com a luminosidade.

Uma ótima indicação é o Óculos GOG Steno C Chromatic.

Tanto nas estradas como em pistas ou trilhas de mountain bike, os óculos podem os olhos contra a poeira, insetos e outros objetos.

Mountain Bike:

Explicando de maneira bem abrangente, na modalidade do Mountain Biking o terreno normalmente conta com vegetação, irregularidades e obstáculos, como cascalhos, pedras, poeira, rampas, etc.

 Por isso, a proteção física que o óculos proporciona é indispensável, sendo que o modelo escolhido precisa ser resistente para suportar impactos de possíveis acidentes.

Além disso, ele deve estar bem encaixado no rosto, para evitar a entrada de poeira e pedregulhos nos olhos e para ele não ficar escorregando do rosto, pois nesse caso, a armação na parte inferior pode acabar prejudicando a visualização do terreno.

Nossa indicação é o Óculos Gog Odyss Reflex.

Ciclismo de pista:

O ciclismo de pista é uma derivação do ciclismo de estrada que ocorre em velódromo, que pode ser em pista aberta (com maior exposição à claridade) ou em pista fechada (com menor exposição à claridade).

Nessa modalidade, assim como na de estrada, o óculos precisa garantir um bom campo de visão na posição aérea, quando a cabeça está mais abaixada.

Se você for pedalar em um ambiente fechado, pode optar por um modelo categoria 0, com lente transparente, mas se for pedalar de dia em pista aberta o óculos precisa ser mais escuro.

Um modelo versátil, caso você pedale em velódromos fechados e abertos, é o Óculos Gog Juno Reflex, que acompanha lentes para trocar de acordo com o local.

Por fim, reforçamos a importância de utilizar um óculos de sol específico para ciclismo, pois eles são desenvolvidos para ter uma resistência maior contra impactos, evitando que a lente estilhace e acabe machucando os seus olhos em uma situação mais grave.

Além disso, normalmente possuem um design que oferece um campo de visão mais amplo e lentes que protegem bem os seus olhos, evitando que insetos ou objetos cheguem até eles.

Atenção: Sempre experimente o óculos junto com o seu capacete, para conferir o encaixe e o conforto. Ter que ficar arrumando o óculos porque não ficou bem encaixado é uma péssima ideia para quem pedala.

Acesse a Loja AltaMontanha e confira os modelos de óculos de ciclismo disponíveis.

Seguem 5 dicas que valem ser reforçadas:
  1. O óculos de sol é muito importante para garantir proteção e conforto.
  2. Certifique-se que você escolheu o óculos correto para a sua prática, levando em consideração o design e tecnologias, não apenas a beleza.
  3. Os óculos esportivos contam com design e construção destinada à prática, proporcionando maior segurança e conforto.
  4. Sempre experimente o óculos com o seu capacete, evitando qualquer desconforto durante competições e treinos.
  5. O óculos precisa ficar encaixado no seu rosto, evitando que ele fique escorregando.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Montanhista e Supervisora de Ecommerce da Loja AltaMontanha, responsável por solucionar as dúvidas de clientes quanto ao uso de equipamentos, nos mais diversos ambientes do mundo.

Deixe seu comentário