Confira como foi a etapa da Copa do Mundo de escalada nos EUA

0

A cidade de Salt Lake City sediou a primeira etapa da Copa do Mundo de Boulder nos EUA nesse último sábado e domingo, 21 e 22/05. No próximo final de semana, 28 a 30/05, será a vez das competições de Speed ​​e Boulder, também pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC).

Natalia Grossmam comemorando sua primeira vitória em uma Copa do Mundo.

O destaque das primeiras provas foram o veterano Adam Ondra da República Tcheca e a novata na categoria, a atleta norte-americana Natalia Grossman, de apenas 19 anos. Os dois atletas garantiram os primeiros lugares masculino e feminino das provas de Boulder.

Ondra foi seguido pelo francês Mejdi Schalck que ficou em segundo lugar e o austríaco Jakob Schubert, que garantiu a terceira colocação do pódio. Já entre as mulheres,  Oriane Bertone conquistou o segundo degrau do pódio e Brooke Raboutou o terceiro.

Ondra que superou os quatro boulders sem aparentar dificuldades disse no entanto que as linhas o surpreenderam, pois não eram como ele esperava e assim ele precisou usar mais técnica e movimentação do corpo.

O escalador tcheco superou os quatro boulders da prova.

Já Natalia conta que teve medo de não conseguir e no último minuto usou todas as forças que tinha para vencer. “Embora não tivesse muito tempo, permaneci um pouco calma. Assim que agarrei a finalização, eu sabia que estava acabado. Eu pulei em choque total. Eu tinha acabado de ganhar minha primeira Copa do Mundo – meu melhor amigo veio e me abraçou e mais lágrimas começaram a fluir, relatou em seu Instagram.

Na próxima semana haverão mais competições, entretanto com outros atletas disputando juntos as provas de Boulder e Speed Climb. A boa noticia é que essa etapa, assim como a do último final de semana, será aberta ao público após o longo período de restrições contra a Covid-19.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário