As finais das competições de boulder e guiada no Campeonato Mundial em Berna, na Suíça, foram emocionantes e trouxeram algumas surpresas. A maior delas talvez tenha sido a vitória de Ai Mori sobre Janja Garnbret, que era considerada a grande favorita e quase invensível por muitos.
A escaladora japonesa Ai Mori de 19 anos conquistou o seu primeiro título em uma competição mundial de guiada. Ela venceu a favorita ao título após empatar com Janja na final e recorrer ao resultado da semifinal para decidir. Além das duas, o pódio foi completado por Chaehyun Seo da Coreia do Sul.
Já entre os homens, Jakob Schubert da Áustria ficou no topo do pódio, seguido pelo japonês Sorato Anraku em segundo lugar e Alex Megos da Alemanha em terceiro. O austríaco consagrou-se pela quarta vez como campeão, tornando-se o homem com mais títulos em campeonatos de guiada e também o mais velho a conseguir o ouro.
O primeiro e o segundo lugar foi decidido por uma pequena diferença. Ambos caíram na mesma agarra, porém Schubert conseguiu dominá-la e começou o próximo movimento antes de cair, ficando assim com a pontuação 48+ enquanto Anraku conseguiu apenas 48.
Modalidade Boulder
Já nas competições de Boulder, Janja Garnbret garantiu o ouro pela terceira vez e se tornou a mulher com mais títulos do Campeonato do Mundo de boulder da história. Oriane Bertone da França ficou com segundo lugar e americana Brooke Raboutou conseguiu o terceiro lugar.
Já na competição de boulder masculino, o topo do pódio ficou para Mickael Mawem da frança. Ele foi o único a resolver os três Boulders. No pódio ele foi seguido por seu conterrâneo Mejdi Schalck em segundo lugar e pelo coreano Dohyun Lee em terceiro. Os atletas consagrados Yoshiyuki Ogata e Adam Ondra ficaram de fora das finais e fecharam a competição em 7º e 8º lugar.
Os Brasileiros
Os brasileiros Mateus Bellotto, Felipe Ho, Bianca Castro e Anja Köhler também participaram desse Campeonato Mundial trazendo ainda mais experiência na bagagem.
Mateus Bellotto conseguiu a 85ª colocação de 125 atletas na escalada guiada, e a 126ª colocação no Boulder. Já Felipe Ho foi melhor nas provas de Boulder conseguindo a 59ª colocação, entre 130 atletas participantes, com 1 Top e 2 zonas, mas ficou em 95º lugar na escalada guiada.
Anja ficou na 59ª posição na escalada guiada e na 87ª colocação no boulder. Enquanto Bianca terminou na 71ª colocação da escalada guiada e 91⁰ lugar nas provas de Boulder.