Confira os campeões do Campeonato Mundial de Escalada Esportiva em Berna, na Suíça

0

As finais das competições de boulder e guiada no Campeonato Mundial em Berna, na Suíça, foram emocionantes e trouxeram algumas surpresas. A maior delas talvez tenha sido a vitória de Ai Mori sobre Janja Garnbret, que era considerada a grande favorita e quase invensível por muitos.

A escaladora japonesa Ai Mori de 19 anos conquistou o seu primeiro título em uma competição mundial de guiada. Ela venceu a favorita ao título após empatar com Janja na final e recorrer ao resultado da semifinal para decidir. Além das duas, o pódio foi completado por Chaehyun Seo da Coreia do Sul.

Ai Mori durante a prova final. Foto: Jan Virt/IFSC

Já entre os homens, Jakob Schubert da Áustria ficou no topo do pódio, seguido pelo japonês Sorato Anraku em segundo lugar e Alex Megos da Alemanha em terceiro. O austríaco consagrou-se pela quarta vez como campeão, tornando-se o homem com mais títulos em campeonatos de guiada e também o mais velho a conseguir o ouro.

O primeiro e o segundo lugar foi decidido por uma pequena diferença. Ambos caíram na mesma agarra, porém Schubert conseguiu dominá-la e começou o próximo movimento antes de cair, ficando assim com a pontuação 48+ enquanto Anraku conseguiu apenas 48.

Jakob Schubert competindo pela primeira colocação. Foto: Jan Virt/IFSC

Pódio final masculino em Berna. Foto:  Lena Drapella/IFSC.

Pódio Feminino em Berna. Foto:  Lena Drapella/IFSC.

Modalidade Boulder

Já nas competições de Boulder, Janja Garnbret garantiu o ouro pela terceira vez e se tornou a mulher com mais títulos do Campeonato do Mundo de boulder da história. Oriane Bertone  da França ficou com segundo lugar e americana Brooke Raboutou conseguiu o terceiro lugar.

Já na competição de boulder masculino, o topo do pódio ficou para Mickael Mawem da frança. Ele foi o único a resolver os três Boulders. No pódio ele foi seguido por seu conterrâneo Mejdi Schalck em segundo lugar e pelo coreano Dohyun Lee em terceiro. Os atletas consagrados Yoshiyuki Ogata e Adam Ondra ficaram de fora das finais e fecharam a competição em 7º e 8º lugar.

Pódio feminino de boulder. Foto: Jan Virt/IFSC

Pódio masculino de boulder no Campeonato Mundial de Berna. Foto: Lena Drapella/IFSC

 

Os Brasileiros

Os brasileiros Mateus Bellotto, Felipe Ho, Bianca Castro e Anja Köhler também participaram desse Campeonato Mundial trazendo ainda mais experiência na bagagem.

Mateus Bellotto conseguiu a 85ª colocação de 125 atletas na escalada guiada, e a 126ª colocação no Boulder. Já Felipe Ho foi melhor nas provas de Boulder conseguindo a 59ª colocação, entre 130 atletas participantes, com 1 Top e 2 zonas, mas ficou em 95º lugar na escalada guiada.

Anja ficou na 59ª posição na escalada guiada e  na 87ª colocação no boulder. Enquanto Bianca terminou na 71ª colocação da escalada guiada e  91⁰ lugar nas provas de Boulder.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário