Com 82 atletas o Campeonato Brasileiro de Escalada Juvenil desse ano organizado pela Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) bateu o recorde de inscritos de todas as edições. No total, 55 meninos e 27 meninas competiram nas categorias Sub 20 e Sub 14 nos dias 09 e 10/12.
As competições aconteceram no Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba, local que também recebeu o Campeonato Sul-Americano de Escalada Esportiva no início de dezembro. Assim, os jovens atletas brasileiros puderam experimentar um muro de escalada preparado especialmente para esse fim e com padrão internacional.
As qualificatórias femininas sub14 começaram no sábado pela manhã. As atletas foram seguidas pela categoria masculina que tiveram que resolver os mesmos boulders.
No inicio da tarde foi a vez das qualificatórias femininas sub20 e após uma pausa para troca dos boulders, iniciou-se as qualificatórias masculinas sub20. Apenas os atletas do masculino sub20 precisaram passar pelas semininais que aconteceram no domingo pela manhã.
Os seis finalistas de cada categoria disputaram o pódio na tarde de domingo. A competição final começou com a categoria Sub14 feminina que premiou Bianca Iannarelli de Melo de Santa Catarina em primeiro lugar, seguida por Julia Izzo de Morais de São Paulo em segundo lugar e Julia Uezu do Rio de Janeiro em terceiro.
O primeiro lugar feminino Sub20 ficou com a paranaense, Mariana Hanggi, que foi seguida pela gaúcha, Amanda Criscouli, na segunda colocação e Luisa Negrão de São Paulo fechando o pódio.
Já entre os meninos o primeiro lugar da categoria Sub 14 ficou com o paranaense Raul de Moraes Nedochetko seguido por Pedro Demarchi Damasceno de São Paulo e Lucas Lee do Rio Grande do Sul, em segundo e terceiro lugar respectivamente.
No Sub20 a primeira colocação ficou com André Macedo de São Paulo. O segundo lugar foi preenchido por João Felipe Barbosa do Rio de Janeiro e o terceiro lugar por Gabriel Papp também de São Paulo.