Confra Trad reúne escaladores neste final de semana em Piraí do Sul

0

Os amantes de escalada tradicional e esportiva se reunirão entre os dias 28 e 29/09 em Piraí do Sul para mais uma edição do Confra Trad. Esta é a quarta edição do evento, que tem como objetivo reunir a comunidade de escaladores e fomentar o esporte na cidade.

Localizada a cerca de 200 km de Curitiba, Piraí do Sul abriga belíssimas paredes de arenito ideais para a prática da escalada. Já foram abertos cinco setores na região, que oferecem um total de 393 vias. Nesta edição, será apresentado um novo setor, o Setor Pedras Brancas, que já conta com 54 vias. Além desse, na mesma área, há os setores Amigos (68 vias), Araucárias (72 vias), Corpo Seco (145 vias) e Torre dos Ventos (54 vias).

Setor Pedras Brancas. Foto: Edemilson Padilha

O setor Pedras Brancas já possui 54 vias de escalada. Foto: Edemilson Padilha.

O Confra Trad surgiu da ideia do escalador Alessandro Haiduke (Xerife) de promover uma confraternização para divulgar a escalada tradicional em fendas e com equipamentos móveis. Atualmente, o evento atrai não apenas praticantes da escalada tradicional, mas também da escalada esportiva, com setores que oferecem vias desde as graduações mais baixas e acessíveis até as mais desafiadoras. A diversão é garantida tanto para quem está começando a escalar e quer conhecer outros escaladores, quanto para aqueles que buscam um bom desafio na rocha.

Após um dia de muitas escaladas, haverá uma festa com música ao vivo, chopp da Adebier, de Castro, e a possibilidade de pedir lanches do Bistrô Rocha, de Piraí do Sul. “A ideia é confraternizar e rever os amigos. Teremos uma banda, formada por escaladores, que fará uma Jam Session. Vai ser muito agradável e o clima estará ótimo”, comentou Edemilson Padilha, um dos idealizadores do evento.

Os próprios escaladores irão tocar durante o evento. Fofo: Edemilson Padilha.

A participação no evento é gratuita; no entanto, cada pessoa deve pagar a taxa diária para acampar ou escalar. O evento ocorrerá no Camping Chácara Invernada. Os escaladores que optarem por acampar lá pagarão apenas as diárias (R$ 20,00 por dia por pessoa para a Cinara) e não precisam pagar para escalar nos setores Amigos, Araucárias e Pedras Brancas. No entanto, para escalar nos setores Corpo Seco ou Torre dos Ventos, será necessário pagar mais uma taxa de R$ 15,00 de Day Use ao proprietário do local, o Seu Adão.

O local de camping é amplo e possui estrutura de banheiro e cozinha. Foto: Edemilson Padilha.

Os organizadores pedem que todos respeitem as propriedades e paguem corretamente os proprietários, de acordo com o local onde estarão hospedados ou escalando. A colaboração de todos é fundamental para evitar desentendimentos entre a comunidade de escalada e os moradores da região.

Para participar do evento, é necessário preencher um formulário de inscrição com antecedência. Essa inscrição dará ao escalador direito a um Seguro Aventura. Os pedidos de lanches devem ser feitos até as 18h para serem entregues às 20h.

Mais Informações: @piraiescalada

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário