O atleta brasileiro de Hike and Fly, Gabriel Jansen, tem ganhado destaque no esporte e conquistado importantes competições nacionais e internacionais. Ele está se preparando para participar do X-Pyr uma das provas mais famosas do mundo nos Pirineus, bem como do X-Alps, a maior competição de Hike and Fly do mundo.
Montanhista e explorador desde criança, Jansen sempre gostou muito de estar em contato com a natureza. Ele começou nos esportes outdoors através do montanhismo e da escalada. Passou para as corridas em montanha até que descobriu o Hike and fly que consiste em subir montanhas caminhando ou correndo e decolar utilizando um parapente.
“Quando eu conheci o voo livre um mundo se abriu na frente de meus olhos. Parece que um venda foi removida e comecei a enxergar coisas que são invisíveis na nossa atmosfera. Eu já tinha um universo de aventuras nas montanhas para explorar e percebi que foi adicionado um eixo a mais na minha brincadeira”, contou Jansen.
Jansen é Campeão Paranaense de parapente na categoria Sport, além de ter organizado e participado de várias competições no Brasil. Por isso foi chamado a participar do UAE Hike Fly Championship, um campeonato realizado em Dubai. O evento financiado por sheiks possibilitou a Jansen a experiência de saltar do topo de um arranha céu.
A última conquista do atleta foi o Wanderbird (X-Rio) no Rio de Janeiro, em 13 e 14/01, prova em que ele também ficou com o primeiro lugar do pódio.
Atualmente ele está treinando para participar da Transcapixaba Hike and Fly, a maior prova de Hike and Fly do Brasil que acontecerá em abril no Espírito Santo. Na sequência ele deverá alçar voos em novos horizontes com a participação na 6ª edição do X-Pyr, em junho. Nesta competição que é realizada em meio as montanhas dos Pirineus haverão competidores de 21 países, incluindo campeões mundiais. O atleta será o único representante brasileiro na prova.
Para viabilizar a sua participação nesse campeonato, o atleta criou uma rifa para arrecadar fundos.
Após essas competições, Jansen planeja participar também do X-Alps que é considera a corrida de aventura mais difícil do mundo. Essa prova cruza as montanhas dos Alpes e tem duração de quase duas semanas, na qual cerca de 30 atletas correm, caminham e voam de parapente até 150 km por dia. Criada em 2003, apenas um seleto número dos melhores pilotos de parapente e atletas de aventura do mundos são escolhidos para participar dessa prova.