A Copa do Mundo de Boulder em Meiringen na Suíça ocorreu nos dias 16 e 17 de abril e reuniu os melhores escaladores do mundo em uma competição. Nomes veteranos e consagrados provaram que ainda estão no páreo enquanto jovens e talentosos escaladores se destacam. O evento ocorreu após um grande hiato nas competições causado pela pandemia.
A eslovena Janja Garnbret teve liderança absoluta até as finais, superando todos os boulders da competição. As demais escaladoras não ficaram muito atrás. Janja conquistou o primeiro lugar no pódio, todavia foi seguida pelo fenômeno francês Oriane Bertone, de apenas 16 anos que teve apenas um top a menos que a atleta consagrada. Em terceiro lugar ficou Natalia Grossman dos Estados Unidos.
Com esse resultado Janja chegou ao seu oitavo pódio consecutivo em Copas do Mundo. Ela não perde uma competição de Copa do Mundo desde Vail, em 2018. “Eu realmente gostei disso. Não tivemos nenhuma competição até agora. Por isso, é bom estar de volta. Estava treinando muito e por isso estou com confiança para a temporada”, revelou Janja.
A competição masculina
A disputa masculina foi um pouco mais acirrada, com as colocações se alterando a cada fase da competição. O escalador japonês Kokoro Fujii começou liderando. Todavia, outros escaladores como Kruder, da Eslovênia, Alex Megos, da Alemanha, e Nathaniel Coleman, dos Estados Unidos além do próprio Adam Ondra foram ganhando posições. Ainda assim, Fuggi ficou na quarta colocação, perdendo para Ondra e mais seus dois conterrâneos: Yoshiyuki Ogata e Tomoaki Takata que conseguiram o segundo e terceiro lugar respectivamente.
Essa é a 20 ª medalha de ouro de Copa do Mundo IFSC que Ondra leva para a casa. “Foi incrível competir e mesmo que não houve espectadores, os próprios concorrentes e o Mestre de Cerimônia mandaram vibes incríveis”, disse Ondra. De acordo com o atleta ele quase caiu no último boulder, mas conseguiu se segurar e teve uma explosão de emoções ao chegar ao topo.
Para ver o resultado completo acesse aqui.