Ninguém sabe exato quando começaram as escaladas no morro Cuscuzeiro, um pequeno morro com cume plano em forma de mesa localizado no município de Analândia, entre São Carlos e Rio Claro e distante cerca de 250 km da capital paulista. Aparentemente um professor alemão que esteve a trabalho na Universidade Federal de São Carlos foi quem abriu a primeira via no local, a clássica Paredão, um 7a de duas enfiadas. O Morro, no entanto ficou famoso por se tornar o primeiro local de escalada em arenito popularizado no Brasil.
Conta o montanhista Mauricio Clauzet, o Tonto, que na década de 1990 ele esteve no local e comentou mais tarde a potencialidade de abertura de vias por ali numa reunião do Centro Excursionista Universitário da USP, foi desacreditado. Mais tarde o local se tornou um dos melhores locais para escalada, com vias 5 estrelas como a Visual, 97 bons motivos, Sedativa, Sunday, Denorex e outras. Assim ficou demonstrado que o arenito era uma rocha boa para se escalar.
Com os esforços do escalador Rodrigo “Genja” Chinaglia, finalmente o morro recebe um guia impresso. Comenta o autor:
Sim! Está pronto, está impresso, está lindo de morrer. Como pai coruja, devo confessar que ficou melhor do que eu esperava. Cheio de fotos, com papel chique, colorido e com informações sobre praticamente TODAS as 61 vias do Cuscuzeiro, é um guia pra ninguém ficar perdido procurando via ou entrando em via errada. Até mesmo quem nunca veio pra cá de outros estados não terá dificuldade de, sozinho, encontrar o local, as vias e se divertir e aproveitar todo o potencial que o lugar tem para oferecer.
A Festa de lançamento será na sexta feira dia 26 de setembro na Biblioteca Comunitária da Ufscar, atrás da Caixa d´água de escalada do CUME. O Evento está marcado para começar as 19hrs. No evento acontecerá também um show com as bandas Ukulele Brothers e Cleber Harrison.