No último dia 9 fizeram cume no Denali (6.194m) o brasileiro Manoel Morgado e sua esposa, a guatemalteca Andrea Cardona, num dia de sol, céu azul, muito frio e vistas esplendorosas. Foi o ápice de uma viagem incrível, maravilhosa, difícil como poucas, muito frio, muito esforço físico, mas muito aprendizado e muita beleza. Andrea tornou-se, assim, a primeira mulher da Guatemala a atingir o ponto dominante da América do Norte.
A aventura é apenas a primeira etapa de um ano muito movimentado para o casal. No segundo semestre irão para a China, escalar o Cho Oyu (8.188m), e para 2010 fica a cereja do bolo, a conquista do Everest (8.850m).
O DENALI
O Denali, também conhecido como McKinley, fica localizado no Alasca, Estados Unidos, próximo da pequena localidade de Talkeetna. É a montanha mais alta da América do Norte, com 6.187 metros de altitude.
A dúvida com relação ao nome é devido a herança indígena na região. Estes chamavam originalmente a montanha por Denali. Mas tarde, foi renomeado pelos americanos de McKinley.
Esta montanha faz parte do grupo dos sete cumes, e a sua ascensão é bem complicada, devido ao fator latitude. Por estar bem ao norte, distante da linha do equador, seus dias e noites são bem mais frios do que em montanhas mais altas, como o Monte Everest por exemplo.
O PROJETO É O EVEREST
O alpinista Manoel Morgado possui, para o segundo semestre de 2009 e início de 2010, sonhos ousados para a região do Himalaia, e está buscando patrocinadores para suas expedições ao Cho Oyu e ao Everest.
Morgado confidenciou em seu site:
“Me sinto extremamente forte fisicamente. Através dos anos desenvolvi um dos mais difíceis aprendizados da montanha que é conhecer as reações de meu corpo em altitude. Também hoje tenho muito mais desenvolvida a paciência que é necessária para aguentar os longos dias dentro de uma pequena barraca em caso de mau tempo. Não posso pensar em melhor coisa para me dar como presente para o meu aniversario de 53 anos. Escalar um 8.000!”
:: Para saber mais sobre Manoel Morgado
Com infomações de Rodrigo Granzotto Peron