Dia da Conquista do Marumbi é escolhido como o Dia Nacional do Montanhismo em votação da CBME

0

A data de 21 de agosto, que marca a Conquista do Marumbi, foi escolhida para representar oficialmente o Dia Nacional do Montanhismo. A decisão foi tomada por meio de votação promovida pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), que contou com a participação de quase duas mil pessoas.

Marumbi visto desde sua base. Foto: Maruza Silverio

Ao todo, foram 1.888 votos, refletindo o envolvimento da comunidade em uma escolha simbólica e histórica para o esporte. A data vencedora, 21 de agosto – Conquista do Marumbi, obteve 1.226 votos, o equivalente a 64,9% do total.

Outras datas também foram colocadas em votação:

  • 08 de abril – Conquista do Dedo de Deus, com 425 votos (22,5%)
  • 01 de maio – Feriado, com 237 votos (12,6%)

O Brasil ainda não contava com uma data oficial para celebrar o Dia Nacional do Montanhismo. A criação de um dia comemorativo é fundamental para relembrar a história deste esporte, que tanto nos orgulha, além de fortalecer sua visibilidade e promover a preservação de nossas montanhas.

As três datas colocadas em votação foram cuidadosamente selecionadas por sua relevância histórica:

  • 08 de abril – Conquista do Dedo de Deus (1912): Uma das montanhas mais icônicas do país, o Dedo de Deus representa um marco na escalada técnica brasileira.
  • 21 de agosto – Conquista do Marumbi (1879): Considerado o berço do montanhismo nacional, o Marumbi é um símbolo da conexão entre esporte, natureza e história.
  • 01 de maio – Feriado: Já tradicionalmente associado ao início da temporada de montanhismo, além disso o feriado poderia facilitar a organização de eventos e atividades em todo o país.

A CBME celebrou a participação expressiva da comunidade montanhista e destacou a importância da mobilização:

“Agradecemos a cada pessoa que participou da votação. Essa mobilização reflete o compromisso coletivo com o fortalecimento desse esporte do qual fazemos parte e pelo qual atuamos com dedicação. A escolha da data simboliza não apenas a história e a valorização do montanhismo brasileiro, mas também o cuidado e preservação das nossas montanhas.”

A Conquista do Marumbi, ocorrida em 1879 por Joaquim Olimpio de Miranda e outros pioneiros, é considerada um marco do montanhismo no Brasil. A partir de agora, o 21 de agosto não será apenas uma lembrança dessa conquista histórica, mas também uma celebração anual da paixão e do respeito à natureza.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Comments are closed.