Dia do Montanhismo Moderno, a conquista do Mont Blanc e o surgimento de um esporte e estilo de vida

0

Não se sabe qual foi o sentimento que o camponês Jacques Balmat e o médico Michel Gabriel Paccard tiveram quando chegaram ao cume do Mont Blanc em 8 de agosto de 1786. No entanto, a história conta que, além do cunho científico, ambos se desafiaram a subir a montanha, tida como inalcançável, pelo desejo de aventura e reconhecimento. Mal sabia a dupla que este feito daria origem ao montanhismo moderno, ou seja, o ato de subir montanhas por motivos meramente esportivos ou por lazer.

Estátua de Jacques Balmat mostrando o cume do Mont Blanc a Saussure em Chamonix, França. Foto de Pedro Hauck.

Antes desse feito, a exploração de montanhas era realizada, na maioria das vezes, por motivos religiosos, científicos ou bélicos. Ou seja, para reverenciar alguma entidade, como os incas faziam, para realizar pesquisas, como fez Francesco Petrarca ao escalar o Monte Ventoux em 1336, ou para ter vantagem sobre os inimigos em uma guerra.

A própria escalada de Balmat e Paccard também teve cunho científico em sua origem. A dupla decidiu escalar a montanha após o naturalista suíço Horace-Bénédict de Saussure oferecer uma recompensa a quem descobrisse uma rota até o cume, possibilitando explorar e estudar os fenômenos naturais da montanha.

Além disso, as montanhas mais altas também eram consideradas sagradas ou amaldiçoadas em muitas culturas. A crença de que nenhum ser humano poderia chegar aos seus cumes sem desrespeitar os deuses ou sofrer os castigos impostos por eles ajudava a manter as pessoas longe dos domínios da montanha.

No entanto, a expedição de Balmat e Paccard despertou a curiosidade de outras pessoas e criou uma nova forma de ver a montanha. O medo das maldições deu lugar ao desejo de explorar o inédito e, mais do que isso, ao desejo de ser o primeiro ser humano a realizar tal feito. Essa mudança de paradigmas moldou o montanhismo como ele é hoje e ainda tem grande valor entre seus praticantes.

Atualmente, o montanhismo é definido como o ato de subir montanhas utilizando técnicas, equipamentos, conhecimentos e treinamento físico com o objetivo de se aventurar, desafiar a si mesmo, apreciar a natureza ou praticar um esporte. Porém, para muitos amantes das montanhas, o montanhismo vai além e se torna um estilo de vida.

Equipe de Montanhistas subindo o Aconcágua pela rota 360. Foto: Pedro Hauck

E para comemorar esse dia tão especial, a Loja e o Pub Alta Montanha realizaram uma festa. Venha celebrar conosco!

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário