Dia do Montanhista: confira dicas para presentear quem é apaixonado por esse estilo de vida

0

O dicionário define a palavra “montanhista” como “relativo ao montanhismo. Que ou aquele que pratica o montanhismo”. No entanto, os amantes das montanhas e das aventuras sabem como isso é muito maior que apenas um esporte, hobby ou prática física. Ser montanhista é seguir um estilo de vida que gira em torno de uma grande paixão: a montanha.

Montanhistas são seres apaixonados por montanhas. Foto: Yuyu Kuo

E como toda paixão, é difícil explicar em palavras como é ser montanhista. Aquele indivíduo que deixa compromissos sociais, amigos, família e o conforto de casa para estar em meio à natureza, de preferência subindo ou descendo uma montanha. Aquela pessoa que enfrenta a vegetação fechada, espinhos, insetos, animais peçonhentos, frio, chuva, calor, desgaste físico, cansaço e dores no corpo após uma trilha mais puxada, mas ainda assim se sente bem e tem orgulho de contar como foi a sua aventura.

Isso porque a recompensa de estar na montanha supera todos esses perrengues. No entanto, estar com os equipamentos certos garante não só mais conforto durante uma aventura como também traz mais segurança para o montanhista. Por isso, separamos algumas dicas de presentes para quem deseja presentear um montanhista, esse ser meio maluquinho, mas que no fundo só quer estar bem e em meio às montanhas.

1. Camisetas com filtro UV de manga longa

As camisetas com filtro UV de manga longa próprias para a prática de atividades outdoor são ótimas peças para os montanhistas, pois protegem do sol, de arranhões e esfolados, podem ajudar no aquecimento e além disso, possuem tecnologia de sacagem rápida. Ou seja, o montanhista pode suar ou se molhar na chuva e logo estará seco e confortável.

2. Meias técnicas para trekking

Montanhistas gostam muito de caminhar, mas nem sempre andam por caminhos fáceis ou curtos. Isso exige muito dos pés que suportam todo o esforço. No entanto, podemos dar uma pequena ajudinha a essa parte do corpo que tanto sofre em longas caminhadas. As meias técnicas para trekking são desenvolvidas com tecnologia específica para gerar mais conforto nos pés. Além disso, elas expelem o suor e a umidade e ajudam a evitar bolhas e outros ferimentos nos pés. E fique tranquilo, que ganhar uma meia técnica de presente vai deixar um montanhista muito feliz, não é igual ganhar meias da vovó no Natal quando se é criança.

3. Bandanas

As bandanas são itens que nem todo montanhista usa, porém os adeptos dessa peça sabem o quanto elas podem ser úteis em uma trilha. Elas têm diversas funcionalidades que vão desde o aquecimento da cabeça e pescoço até como “toalha” para secar o suor ou um item para prender o cabelo, no caso das mulheres. Além disso, são peças leves e fáceis de carregar, que podem ajudar muito em uma trilha, bem como deixar o usuário cheio de estilo.

4. Bota de trekking

Uma boa bota de trekking deixa qualquer montanhista com os olhos brilhando e o coração cheio de alegria. Isso porque as botas são essenciais não apenas para dar conforto durante a caminhada, mas também para gerar segurança contra torções nos tornozelos, escorregões em pedras ou terrenos lisos, etc.

5. Lanterna de cabeça

Nem sempre um montanhista consegue voltar para casa ainda com a luminosidade do dia. Por isso, lanternas de cabeça são itens obrigatórios na mochila de qualquer amante das montanhas. Esse é um equipamento de segurança, e a característica de ser de cabeça é ideal, pois nas trilhas é necessário utilizar as mãos o tempo todo, então é interessante tê-las desocupadas. Além disso, ter mais de uma lanterna de cabeça é importante. Caso uma falhe, a outra ajudará o montanhista a chegar em segurança ao seu destino.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário