O montanhista norueguês, Moi Oystein, faleceu durante uma tentativa de chegar ao cume do Aconcágua (6962m), nesse sábado, 04/03. Ele estava com um grupo a cerca de 6500 metros de altitude quando começou a se sentir mal.
De acordo com o jornal argentino, La Nacion, o montanhista sofreu um desmaio. O guia que acompanhava o grupo tentou socorrê-lo e aplicou algumas manobras de primeiros socorros, bem como uma reanimação cardiopulmonar (RCP). Contudo, o montanhista não reagiu e faleceu no local.
O corpo foi resgatado pela Patrulha de Resgate e levado para a base da montanha, onde foi encaminhado para os órgãos responsáveis que irão investigar a causa da morte. Oystein tinha 62 anos e foi a primeira vítima fatal no Aconcágua nessa temporada de 2022/2023.
No entanto, já na manhã de hoje, 05/03, as equipes de resgate foram novamente acionadas. O montanhista americano, John Michael Magness, 58 anos, começou a se sentir mal a a 6300 metros de altitude enquanto tentava alcançar o cume do Aconcágua.
A Patrulha de Resgate chegou a baixar Magness até o acampamento de Nido de Condores, a 5500 metros de altitude. Infelizmente, ele também não resistiu e morreu na montanha. Um helicóptero transportou o corpo até Horcones, onde foi entre as autoridades.