A dupla de atletas de Hike and Fly da Suíça, Chrigel Maurer e Peter von Känel concluiu um feito incrível e inédito no montanhismo. Eles percorreram todos os 82 cumes acima de 4 mil metros de altitude dos Alpes em 51 dias. Para isso, eles escalaram e voaram de parapente para conectar todas essas montanhas.
Maurer e Von Känel começaram e terminaram a aventura na cidade natal da dupla, Frutigen. Eles iniciaram o projeto em 10/06 com algumas regras pré-determinadas: chegar juntos em todos os 82 picos de 4.000 m dos Alpes, se mover apenas a pé e de parapente e começar e terminar em Frutigen.
Eles não contaram com veículo de apoio e estabeleceram a meta de usar o mesmo equipamento durante toda a aventura (o Theta ULS (EN B) da Advance). Maurer é um exímio piloto de parapente, enquanto Von Känel é um excelente escalador. Assim eles também combinaram que sempre, pelo menos um deles deveria estar se divertindo.
E foi o que ocorreu na escalada do Grandes Jorasses onde Maurer disse ter ficado estressado durante a subida, enquanto Von Känel se divertia. Já no cume, a situação se inverteu e foi a vez do piloto de parapente aproveitar o voo, enquanto o escalador se preocupava por estar fora de sua zona de conforto.
Eles usaram os voos de parapente para subir e acessar algumas montanhas. Segundo eles, o cume mais fácil foi o Barres des Ecrins, onde eles voaram e conseguiram pousar a 3900 metros de altitude. Com isso e mais uma caminhada de 30 minutos, ambos chegaram ao cume.
A dupla não conseguiu decolar de algumas montanhas e utilizou também esquis para se locomoverem nas primeiras 30 montanhas devido ao acumulo de neve. A aventura completa ficou registrada no aplicativo Burnair burnair.cloud/xpeaks e também pode ser conferida através do Strava de Chrigel
“Foram dois meses inacreditáveis”, Chrigel nos contou a revista Cross Country. “Foi realmente intenso, com certeza foi um projeto difícil. Meus pontos fortes estavam na parte do parapente, e Peter estava na parte da escalada. Esta foi uma combinação realmente interessante, acho que era uma equipe muito forte.”
Esta é a primeira vez que escaladores conseguiram conectar todos os 82 picos de 4.000 m utilizando parapentes. Em 2015, o alpinista também da Suíça, Ueli Steck, escalou todos os 82 picos em 62 dias, caminhando e pedalando entre cada um.
Já entre os brasileiros, Waldemar Niclewicz concluiu o projeto de escalar todos os cumes acima de 4 mil metros dos Alpes em 2023.