Dupla escala 62 montanhas de 4 mil metros em apenas 60 dias

0

Os montanhistas Gabriel Perenzoni e Nicola Castagna fizeram uma aposta desafiadora. Eles se desafiaram a escalar todos os 4 mil metros dos Alpes. No total, são 82 montanhas com os mais variados graus de dificuldade.

Os dois montanhistas Gabriel Perenzoni e Nicola Castagna.

Em 4 de maio, os dois parceiros que também são guias de montanha começaram o projeto Altavia 4000. Em 60 dias eles escalaram 62 montanhas de quatro mil metros nos Alpes. O que parecia impossível num primeiro momento começou a ganhar força e os dois se animaram. “Não é nada novo do ponto de vista do montanhismo, mas mesmo assim é o nosso sonho. E hoje, com um pouco de coragem e tenacidade para lidar com todas as dificuldades, aos poucos vai tomando forma”, contou Perenzoni para a revista Planet Mountain.

De acordo com eles, a principal dificuldade foi o clima frio. “O frio e o vento queimaram nossa pele e testaram nossa resistência, deixando cicatrizes indeléveis. Às vezes era difícil andar, às vezes era até difícil sobreviver. As rajadas literalmente nos derrubaram, o frio penetrava por toda parte e não havia como deter a dor”, contou.

Escalando a travessia do Monte Rosa.

Eles escalaram quase 70 mil metros de subidas e descidas, muitas vezes enfrentando o mal tempo, a solidão e várias montanhas em um mesmo dia. A estratégia deles é carregar todo o equipamento de montanha como a barraca, fogareiro e comida desidratada sempre que possível e também esquis para as descidas. Apesar de mais pesados, assim eles não precisam retornar para a cidade para dormir ou se reabastecerem com tanta frequência.

:: Leia também: Waldemar Niclevicz segue para a sua 70ª montanha acima de 4k nos Alpes

“Eu acho que para realizar certas coisas, sempre dentro dos limites de jogar pelo seguro, você tem que ir além da sua zona de conforto e em algum momento seu corpo tem que ser governado por nada mais do que pura força de vontade”, comentou Perenzoni.

Os dois irão fazer uma pausa para descansar antes de seguir para as próximas 20 montanhas. De acordo com Perenzoni, eles irão esperar uma boa janela de tempo para escalar o Mont Blanc e cruzar os cumes de Peuterey, Brouillard e Jorasses que são mais desafiadores.

O projeto completo e cada uma das montanhas escaladas pode ser acompanhado pelo site do montanhista.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário