A onda de frio que atingiu o sul do Brasil nesta semana proporcionou uma experiência inusitada para escaladores de Santa Catarina. Em 1º de julho, Thiago Meister (Tatu), Fábio Selau e Maurício Zorzzi escalaram uma cascata na Serra do Rio do Rastro. Esta é a segunda vez que ocorre uma escalada em gelo no Brasil.
Thiago, que é escalador e também trabalha na Tatu Ressolas, disse que esperava por esse momento há muitos anos. “Inspirado por um vídeo de escalada em gelo, feito 12 anos atrás pelos montanhistas Fábio Selau e Ricardo B. (Rato), mantive essa vontade guardada por um bom tempo”, contou ele.
Na última semana, ele e os amigos passaram a monitorar a previsão do tempo e, quando souberam que havia a possibilidade de encontrar a cascata congelada, dirigiram-se imediatamente para a Serra do Rio do Rastro.
“Com a previsão de baixas temperaturas, estávamos atentos às notícias. Quando, em meio a uma escalada com alguns amigos, soubemos que a mesma cascata na Serra do Rio do Rastro havia congelado, eu, Fábio Selau e Maurício Zorzzi começamos a planejar a possível investida. Em pouco tempo, partimos para a Serra”, relatou ele.
“Iniciamos a subida às 4h30 da segunda-feira e, após meia hora, constatamos que a cascata estava em condições de receber a segunda ascensão. Após algum tempo, já estávamos com o ‘circo armado’. Em meio aos primeiros raios de sol e muito frio, pudemos concretizar essa experiência incrível!”, completou.
Thiago lembrou ainda do amigo Ricardo Baltazar (Rato), que realizou essa escalada pela primeira vez no Brasil. “Ratinho não está mais entre nós, mas deixou uma grande contribuição para a comunidade da escalada. Sem dúvidas, a primeira escalada em gelo feita no Brasil foi incrível! Só tenho a agradecer às pessoas que, de alguma forma, contribuíram para que essa escalada rolasse novamente!”, escreveu Thiago.
1 comentário
Ual que bacana.