Escalador brasileiro sofre lesão na cabeça em El Chaltén após ser atingido por pedra

0

Um escalador brasileiro sofreu um sério acidente enquanto escalava na Agulha de La S, em El Chaltén, na manhã de 10/01. Uma pedra se soltou devido às altas temperaturas na região e ao derretimento do gelo na montanha, atingindo-o na cabeça.

O brasileiro sendo transportado por voluntários. Foto: @caxelchalten

Seus parceiros de escalada prestaram os primeiros socorros e chamaram o resgate com o auxílio de um rádio. O escalador estava ferido na região da testa, mas conseguia se mover. Assim, ele foi levado por seus parceiros até a Laguna Sucia, onde encontraram outros resgatistas e voluntários que se uniram para transportá-lo.

No total, 33 pessoas participaram da operação, incluindo a Gendarmeria Nacional, escaladores e socorristas da Comissão de Auxílio de El Chaltén. A vítima chegou ao posto de saúde da cidade na mesma noite e, após ser estabilizada, foi transferida para o Hospital SAMIC de El Calafate.

A equipe de resgate enfrentou dificuldades com o terreno irregular. Foto: @caxelchalten.

Segundo escaladores conhecidos da vítima, no hospital foi constatado que o brasileiro havia sofrido uma fratura de crânio na região frontal da cabeça. Ele passou por cirurgia. Felizmente não teve o cérebro comprometido e se recupera bem.

Essa é a terceira vítima de acidentes causados por queda de pedras nos últimos dias. Anteriormente, dois argentinos, moradores de El Chaltén, também foram resgatados em 04/01, após serem atingidos por pedras enquanto escalavam na Aguja Jean Mermoz e na Aguja de Saint Exupéry.

A importância do rádio

As montanhas na região de El Chaltén são consideradas remotas e de difícil acesso, podendo levar horas para chegar à base de um de seus picos. Além disso, não há sinal de telefonia disponível na região. Assim, a única forma de comunicação é o rádio ou aparelhos de localização via satélite.

Por esse motivo, a Comissão de Auxílio de El Chaltén e o Centro Andino El Chaltén pedem aos escaladores que carreguem um rádio VHF e, se possível, um aparelho InReach.

Em casos de emergência, o resgate pode ser acionado pelo e-mail [email protected] (+5492966383599), usando o InReach, ou pelas frequências de rádio VHF: RX 150.395; RPT Chaltén RX 150.395 TX 155.135 e RPT Loma del Diablo RX 150.775 – TX 155.215 (subtom 141.3).

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário