Os escaladores americanos Jonny Copp, Micah Dash e Wade Johnson, de 35, 25 e 32 anos de idade, desapareceram no último dia 3, na tentativa de escalar o Monte Edger, na província ocidental de Sichuan, na China.
Depois de vários dias de buscas organizadas por escaladores locais, foram encontrados os corpos de Jonny, no sábado, próximo dos 4 mil metros de altitude, envolto numa grande camada de gelo e, mais recentemente, o de Wade. O alpinista Micah Dash continua desaparecido. Conforme as informações, os 3 foram surpreendidos por uma sequência de avalanches.
O grupo era composto por 2 alpinistas e 2 fotógrafos, e pretendiam alcançar o topo da montanha, de 6.618 metros. Um dos fotógrafos decidiu abandonar a tentativa antes do previsto.
Segundo relatos, os 3 estavam sem entrar em contato desde o dia 20 de Maio, mas isso não é algo incomum em empreitadas dessa natureza. Seu desaparecimento só foi anunciado quando perderam o vôo de volta no dia 3. Desde então, quatro escaladores americanos têm se mobilizado para organizar as buscas, e alguns mais já se encontram na China para ajudar.
A busca pelo último alpinista desaparecido continuará, apesar do mal tempo estar dificultando muito os trabalhos, conforme declarou um dos responsáveis as agências internacionais.
Jonny Copp e Micah Dash puderam ser vistos recentemente no último filme da Sender Films, The Sharp End, onde faziam a primeira ascensão de uma nova via no Shaffat Fortress, em Kashmir na India. Wade Johnson, cinegrafista da Sender, acompanhava os 2 para filmar a ascensão de mais uma nova via, dessa vez no Monte Edgar.
A Montanha
O Monte Edger é o mais alto da província de Sichuan, sendo que apenas 24 pessoas já chegaram ao seu topo e, conforme as agencias internacionais, vinte e duas pessoas já perderam a vida na tentativa.
Um blog foi criado para dar informações e também para receber doações para ajudar nas buscas.
Fontes:
Blog Desce daí, doido!
Agência EFE