*Kika Bradford
Os escaladores brasileiros irão falar juntos, pela primeira vez, sobre esse grande feito para o montanhismo nacional na Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM), no Rio de Janeiro, “Essa conquista simboliza a evolução da escalada brasileira, considerando que escalar na Patagônia é muito complexo pelo clima, característica remota, e estilo. E fazer tudo isso por uma linha que nunca havia sido escalada antes, é impressionante. Estamos honrados de recebê-los no evento mais tradicional de montanhismo do país”, conta Delson de Queiroz, da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro, uma das organizadoras da ATM.
A palestra irá ocorrer no dia 27 de abril, às 19:30, na Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha, Urca e tem entrada gratuita.
Serginho Tartari escala há 33 anos. O carioca tem impressionantes conquistas em seu currículo, como o primeiro big wall técnico brasileiro, a via Tragados pelo Tempo, no Corcovado (RJ). Também abriu a The Wall, no Pico Maior de Friburgo (RJ), além de rotas no Fitz Roy e no Salto Angel.
Flávio Daflon escala há 24 anos. Seu extenso currículo inclui a repetição de vias complexas e difíceis no Brasil, Estados Unidos, França, Chile e Argentina. Flávio, que é guia profissional certificado pela AGUIPERJ (Associação de Guias, Instrutores e Profissionais da Escalada do Estado do Rio de Janeiro), possui uma das empresas de escalada mais bem sucedidas no Brasil, a Companhia da Escalada.
>> O evento. A 26a Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM), evento mais tradicional do montanhismo brasileiro, ocorre nos dias 27 e 28 de abril, na Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha, Urca. A ideia é reunir a comunidade de montanhistas e admiradores do esporte em geral, por meio de uma série de atividades, como palestras, cinema na praça, campeonato de escalada, festival da montanha, workshops e outros acontecimentos.
Mais informações: