Escalando a Mar de Caratuvas

0

O conjunto do Itibitiraquire, onde esta o Pico Paraná, é conhecido por suas extensas escarpas rochosas. E é nelas que esta localizado a via Mar de Caratuvas escalada por duas equipes de escaladores em julho.

Rafael Wojcik na Mar de Caratuvas.

A via foi conquistada em 1987 por um grupo de escaladores do Clube De Montanhismo Paranaense. Com 620m essa é uma linha de escalada que faz parte da história da Escalada Brasileira e desafia muitos escaladores. Para escalar ela é necessário um ótimo condicionamento físico e principalmente mental para superar os trechos mais expostos.

Em julho, os escaladores Pedro Hauck, Wellington Miranda, Fabiano Charan, Rafael Wojcik, Fabio Lima e Anderson Quinsler arrumaram suas mochilas e partiram para esse desafio. Após dois dias de intensa atividade eles chegaram ao cume da maior montanha do sul do Brasil escalando essa rota clássica.

Essa aventura rendeu o vídeo Escalando a Mar de Caratuvas: a Escalada Completa, no qual eles contam como foi a estratégia, a logística e os principais desafios para vencer esse via.

Os croquis da via:

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário