Everest Invernal, Jost Kobusch alcança sua meta de chegar aos 7.500 m

0

O montanhista alemão Jost Kobusch voltou ao Everest nesta temporada de inverno (hemisfério norte) para tentar concluir seu projeto de escalar a montanha mais alta do mundo pela difícil West Ridge (Rota Oeste) durante o inverno. Embora seja um projeto audacioso, Kobusch chegou à montanha com o objetivo de alcançar primeiramente os 7.500 metros de altitude. Embora pareça um objetivo modesto, essa é a altitude máxima alcançada durante o inverno nessa rota. Antes de Kobusch, apenas os franceses Benoit Chamoux e Vincent Fine, e o nepalês Sungdare Sherpa haviam conseguido atingir essa altitude, em janeiro de 1985.

Jost Kobusch acima dos 7500 metros da West Ridge no Everest. Foto: @jostkobusch

No entanto, 40 anos depois, Kobusch ultrapassou essa marca sozinho, em 27 de dezembro. “Na sexta-feira, decidi que iria acima de 7.500 metros – uma meta interna que estabeleci para mim mesmo, pois queria ver o quão eficaz eu poderia me mover com uma abordagem minimalista. Quando cheguei ao meu antigo ponto mais alto de 2020, a 7.366 metros, o sol já estava se pondo, mas prefiro começar um pouco mais tarde para não congelar meus dedos dos pés pela manhã – um corpo aquecido se move muito melhor, mesmo quando já é noite. Continuei seguindo a crista até que meu relógio marcou 7.537 metros – foi quando decidi que havia alcançado minha meta de ir mais alto na crista oeste no inverno do que qualquer um antes de mim”, contou o montanhista em seu Instagram.

Após atingir essa altitude, ele retornou rapidamente ao acampamento a 6.800 metros para fugir dos ventos fortes. Em seguida, desceu ao acampamento-base, onde se recupera e aguarda boas condições para mais uma tentativa de chegar ao cume. Segundo o próprio montanhista contou em uma entrevista via WhatsApp a Stefan Nestler, ele ainda não estava suficientemente aclimatado para passar a noite acima dos 7500 metros e por isso preferiu descer.

Com 32 anos, essa é a quarta tentativa de Kobusch de chegar ao cume invernal do Everest. Sua tentativa anterior mais recente, em 2023/2024, terminou antes mesmo de começar, devido a uma lesão na coluna. Em 2021/2022, ele desistiu de chegar ao cume após suas barracas serem destruídas por uma tempestade. Já em 2020, ele havia alcançado a marca de 7.366 metros, sua maior altitude até então.

Monte Everest. Foto: Wikimédia Commons

Rota da face norte em verde e rota West Ridge em amarelo e azul. Imagem: BerndB / Wikimédia Commons.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário