Naila Kiani, uma montanhista experiente do Paquistão foi a primeira estrangeira a chegar ao cume do monte Everest esse ano. Ela estava acompanhada por Pasang Temba Sherpa e ambos pisaram no topo do mundo ontem, 14/05, ás 8h02.
Eles foram seguidos pela norte-americana Jessica Rae Wedel, pelo húngaro Marton Peter Prize, pelo chinês Lianhui Cui e por mais uma paquistanesa Nadia Azad. Todavia, eles estavam acompanhados por Ang Mingma Sherpa, Thundu Sherpa e Pasang Dawa Sherpa, que por sua vez atingiu o maior número de subidas do Everest. Essa é a 26ª vez que o Sherpa de 46 anos escala essa montanha. Assim ele se igualou a Kami Rita Sherpa.
Já Sajid Sadpara também do Paquistão chegou ao cume de forma independente, sem o auxílio de Sherpas e sem usar oxigênio suplementar. Enquanto isso, centenas de escaladores avançam para o acampamento 2 e os primeiros congestionamentos de montanhistas já foram registrados.
Segundo o Himalayan Times mais de 470 alpinistas, e suas equipes de apoio, estão esperando por uma janela para fazer tentativas de cume no Monte Everest. Entre os montanhistas que pretendem chegar ao topo do mundo nos próximos dias está o brasileiro Carlos Santalena, que pisará no cume da montanha pela 4ª vez.