A montanhista e ex-campeã olímpica de biatlo, Laura Dahlmeier, sofreu um grave acidente enquanto escalava o Pico Laila, no Paquistão, em 28/07. Dahlmeier e seu companheiro de escalada foram surpreendidos por um deslizamento de pedras enquanto estavam a cerca de 5.700 metros de altitude, escalando em estilo alpino.
Segundo as primeiras informações, Laura teria sofrido ferimentos gravíssimos e “não apresenta sinais de vida”. O companheiro da montanhista não foi atingido e conseguiu acionar os serviços de resgate.
Em comunicado publicado no Instagram oficial da atleta, a equipe relatou que, “devido ao alto risco de deslizamento de rochas, ninguém conseguiu alcançá-la. Um helicóptero sobrevoando a área constatou que a experiente montanhista estava, no mínimo, gravemente ferida. Nenhum sinal de vida foi detectado”.
Ainda de acordo com os representantes de Laura, “a equipe de resgate em montanha vem coordenando o resgate desde então. Eles contam com o apoio de montanhistas internacionais experientes que estão na região”.
Laura estava no Paquistão desde o final de junho, acompanhada por amigos, e havia realizado com sucesso a escalada da Grande Torre Trango (6.287 m) no dia 08/07. O Pico Laila era o segundo grande objetivo da expedição.
Natural de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, Laura Dahlmeier é guia de montanha e instrutora de esqui certificada, além de atuar ativamente no serviço de resgate em montanha. É reconhecida por sua ampla experiência e conduta cautelosa nas atividades de alta montanha.
Antes de se dedicar integralmente ao montanhismo, Laura teve uma carreira brilhante no biatlo — esporte que combina esqui cross-country com tiro esportivo. Foi bicampeã olímpica e conquistou sete títulos mundiais. Nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, em Pyeongchang, Dahlmeier obteve dois ouros (nas provas de velocidade e perseguição) e um bronze (na prova individual). A atleta se aposentou das competições em 2019.