A Expedição Território Rarefeito – Andes 2009 tem como data prevista para sua realização o mês de janeiro de 2009.
A região do Cordón del Plata, vizinha a Mendoza – Argentina, na Cordilheira dos Andes será o objetivo inicial. A idéia é passar uma semana por lá, se adaptando a altitude e aproveitando para encarar cumes como o Vallecitos ( 5550 m), Loma Amarilla (5100m) e La Hoyada ( 4700 m).
O objetivo principal por la é o cume do El Plata (6050 m), que além de ser o primeiro “6.000” de minha vida de montanhista, será o teste final para encarar um objetivo maior ainda. Este faz parte da segunda fase da Expedição Território Rarefeito – Andes 2009.
A Sentinela de Pedra, tradução do idioma quechua para Aconcágua, é o ponto mais alto das Américas, bem como do Hemisfério Sul. Com 6962 metros de altitude representa mais que um desafio para montanhistas experimentados. É uma busca interior, visando superação, uma relação íntima com a montanha e nossos medos.
É o objetivo principal da expedição. Após o período passado nos campos altos da região de Vallecitos, redondezas do Cordón del Plata, o organismo estará adaptado para as exigências do Aconcágua. Toda a programação está sendo pensada para o êxito total da expedição.
Lembro que apesar do pomposo nome “Expedição”, o projeto será realizado de forma independente. Outras pessoas poderão estar presentes em algum momento da minha viagem, no entanto todo o projeto está sendo desenvolvido em cima das necessidades e características que terei determinado.
Em breve novos detalhes serão revelados, inclusive nomes de outros patrocinadores para a empreita. Confirmado até agora e autorizado a divulgar está o nome da Território Mountain Shop, empresa onde trabalho, e contribuirá de forma substancial para o êxito da expedição. Mais dois outros nomes serão divulgados dentro de alguns dias.
Contagem regressiva: 325 dias para o embarque!