Expedição “30 Anos do Brasil no Everest”. Acompanhe aqui!

0

Atualização 11/04 – Time de escalada do Everest chega ao Acampamento Base

O Time da Expedição “30 Anos do Brasil no Everest”, formado pelos montanhistas brasileiros Waldemar Niclevicz, Samuel Figueiredo e Pedro Augusto Cirino, além do venezuelano naturalizado brasileiro Fredy Albeiro Rangel, chegou ao Acampamento Base em 10/04.

Primeiros passos no Everest. Imagem: Waldemar Niclewicz

A equipe iniciou o trekking de aproximação à maior montanha do mundo partindo de Lukla. Foram oito dias de caminhada, com uma pausa em Namche Bazar no terceiro dia para aclimatação. Durante esse dia de descanso, o grupo visitou o vilarejo de Khumjung e seu mosteiro. No sexto dia, fizeram uma caminhada até a parede sul do Lhotse (8.501m), a quarta montanha mais alta do mundo. Nessa ocasião, chegaram a 4.700 metros de altitude, em uma trilha tranquila, porém essencial para a adaptação ao ar rarefeito.

No penúltimo dia antes de chegarem ao Acampamento Base, enfrentaram uma nevasca que dificultou um pouco o trajeto, mas sem maiores contratempos. Phil Klose também participou dessa primeira fase da expedição, mas já retornou a Katmandu de helicóptero.

Enquanto isso, os demais integrantes seguem realizando atividades para melhorar a aclimatação e aguardam a chegada de Pedro Hauck, que está acompanhando os membros da equipe Soul Outdoor, responsáveis apenas pelo trekking até o Acampamento Base.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário